Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Furikake

  BlogsFurikake › Itadakimaaaaasu


 

« Naruto Ramen

Atum e salmão »

 
5 Mar, 2008

Itadakimaaaaasu

The Japan Forum

Desisti de sair, de dançar, de beber, de ver meus amigos. Vim pra casa assistir mais Naruto (episódios 135 e tra lá lá). Porque estou na fase gosto mais de chegar em casa e ver a Verô (Nique ou Satsukichan), e bater papo, e reconhecer nas cenas desse animê legal o que sempre fez parte da minha vida japa no Brasil. Como saudar o início da refeição com "Itadakimasu!" e terminá-la com um "Gotisosama!" :) Todos os almoços e jantares, um agradecimento e saudação à comida gostosa que estava na mesa. Tinha um som "vamos comer, que gostoso". Assim falado, longo itadakimaaaaaaaasu!

Postado por Gabi Yamaguchi | 4 comentários

Comentários

  1. chundi kawanami @ 8 Mar, 2008 : 09:44
    Olá, Gabi! Essa prática é tão importante .Mais do que uma simples saudação ao início de uma degustação, se aprofundarmos o sentimento japonês em relação a alimentação, verificamos que existe uma relação de respeito ao alimento que consumimos, seja ele, natural ou produzido pelo homem. E o que falta na cultura ocidental é essa prática, pois diariamente vemos o desperdicio de alimentos, sejam eles produzidos no campo ou industrializados e preparados em nossos lares ou restaurantes. Enquanto milhares de pessoas passam fome, no nosso país, onde existe fartura de alimentos e pobreza de consciência!

  2. sadao @ 11 Mar, 2008 : 00:42
    outro dia, um amigo japones me explicou que o "itadakimasu" (que significa algo como receber algo de alguem superior com gratidao) utilizado antes das refeicoes tem uma conotacao meio religiosa. isso porque quando comemos carne (mesmo de peixe), estamos comendo uma "vida" que deixou de ser apenas para nos alimentar. entao seria algo como agradecer a "alma" do alimento que sera' degustado.

  3. gabi y @ 12 Mar, 2008 : 21:32
    Que tanto significado tem. Eu amo cada dia mais ter a minha, nossa história. E vejo assim, de longe, que foram estes pequenos gestos e costumes que ligaram as lembranças ao jeito de ver. Um prato de comida é, sim, sagrado.

  4. Helio M @ 24 Abr, 2008 : 18:44
    O agradecimento é mais profundo. Veja o exemplo do arroz. Além da planta que foi sacrificada, têm as pessoas que colheram, que regaram, que plantaram, que araram a terra, que estocaram a semente, que fabricaram o trator, que construíram o silo de armazenagem, que ensacaram... tem a árvore que foi sacrificada para fabricar o papel da embalagem, etc. A cadeia é longa e há muita gente que trabalhou e muitos outros seres que foram sacrificados para você ter o otchawan (tigela) de gohan (arroz) nas mãos. O Itadakimasu tem influências do budismo, shitoísmo, taoismo e confucionismo, e devemos reconhecer e agradecer.

 

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Gabi Yamaguchi é jornalista da ECA/USP, paulistana e morou no Japão por dois anos, trabalhando como repórter em Tóquio. Sua filha adora estrelas e sua mãe faz o melhor kareraisu do mundo. Hoje está no marketing, fala sem parar mexendo muito as mãos e não tem a menor disciplina na cozinha, só usa receitas de lembranças.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados