Lembro como se fosse ontem da aula que a Christine Greiner deu na Fundação Japão apresentando este movimento artístico liderado por Takashi Murakami.
Foi um "click" em vários sentidos.
O primeiro, estético. A gente já conhecia Murakami, o cara que pegou influências do mangá e do anime, desenvolveu um estilo característico, transformando cultura underground em arte e influenciando vários artistas.
Murakami criou o movimento artístico 'Superflatness'.
O CV dele vai longe. Murakami circula por várias mídias e seus personagens kawaii , como Little Boy, LV Panda, são conhecidos pelos ...
Agora que já teve a abertura da exposição, eu posso falar: quem passar pela expo na Deco vai trombar em algum dos cantos com um Monsu gigante. Monstrinho fofo e intrometido (Monsu e abreviação de 'monsuteru', como um japonês pronunciaria a palavra 'monster'), criado pelo Kako, para virar sticker, carimbo, button, camiseta, calcinha e invadir várias cidades do mundo.
Ele é um flâneur, já passeou pelas ruas de Kyoto, São Francisco, Toronto, Brasília, Montevidéu, Veneza, Munique, Paris... e São Paulo!
Depois de viajar o mundo, por que não uma galeria de ...
Esta ilustra foi feita para o Kako (cliquem mesmo aqui, o site está atualizadíssimo) para o especial Grandes Guerras, da revista Aventuras na História, que deverá estar nas bancas no próximo mês.
Toda vez que algum moyashi manda algo deste nível, ficamos todos com "inveja" e querendo quebrar os dedinho por dedinho... Geralmente é o próprio Kako que fica com inveja querendo quebrar o dedo dos outros. Desta vez, ele foi a "vítima".
A notícia é a expo O Japão Daqui, que faz parte do projeto Abril no Centenário da Cultura Japonesa. Ela acontece no Museu da Língua Portuguesa, e você pode ver mais informações na agenda do site do centenário.
Além da notícia estão os materiais gráficos da expo: cartaz, postal e convite. Por trás deles, grandes nomes: Kako, Bruno D'Angelo e Alessandra Kalko. Não vou comentar nada, deixo o silêncio para a degustação de imagens.
Erika Kobayashi (aka KIKKS), 31 anos e muitos tags: jornalista, escritora, pesquisadora, consultora de tendências e produtora cultural. Uma das criadoras do Espaço Cultural KIAI e do coletivo de artistas "moyashis". Moro em Paris, metade do caminho para Tóquio. Aqui, descobri um Japão novo, contemporâneo, longe de estereótipos. Faço uma pesquisa de mestrado sobre mulheres japonesas na Sorbonne e todos os dias, nas ruas, acham que sou uma delas.