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16 Jul, 2008

Um homem de muitos sentidos (um, não, três)

Este post IMENSO está na minha cabeça desde que eu deixei Paris rumo à São Paulo. Mas, no Brasil, minha mente, meu tempo, minha vida, ou seja, absolutamente TUDO ficou voltado para as comemorações do Centenário, principalmente nos 9 dias que passamos internados no Anhembi. E só agora, voltando para Paris, tive este flashback.

Retomando a história, saí de Paris fresquinha da festa de lançamento do KENZO POWER, a versão masculina do FlowerbyKenzo (já tinha prometido contar mais sobre a tal festa que também celebrou os 20 anos da marca).

Falar que eu adoro o Kenzo e a Kenzo (mesmo que Takada-san já tenha deixado a casa), é quase redundância (vide post anterior). Até porque a Kenzo carrega muito ainda do Kenzo conceitualmente: sensibilidade, sinestesia, troca, poesia... e annnnhhhhh (esta "coisa" que não tem nome, mas que pode ser descrita como aquela sensação de quando se vê algo muito belo a ponto de ampliar seus sentidos e fazer você suspirar). E o homem que está por trás disso e desenvolveu inteiramente o conceito de um dos perfumes mais vendidos no mundo (FlowerbyKenzo) é o homem de muitos sentidos n° 1: Patrick Guedj.

Eu fico tentando imaginar o que se passa nas conexões sensoriais do homem que espalhou papoulas vermelhas por Paris (como se já não bastasse a cidade ser linda) e transformou o máximo da simplicidade — afinal, que mulher não amaria ganhar uma flor vermelha? — na mais bem-sucedida campanha de perfume na minha opinião. E mais, a apresentação do perfume começava com algo como "uma papoula não tem cheiro, Kenzo cria o seu perfume". Depois disso, toda vez que vejo uma papoula vermelha, eu sinto o cheiro do Flower.

Patrick é o responsável pela criação de fragrância, embalagens, campanhas, ou seja, todo o processo. No aspecto de estimular os sentidos, ninguém ganha. Se um dia eu tivesse que escolher uma linha de produtos/perfumes para o resto da minha vida, sabendo que a possibilidade de consumir qualquer outro perfume, cosmético e até maquiage seria excluída, eu diria sem nem me abalar: KENZOKI. Dispenso explicações, imagens etc.

Alguns de seus trabalhos podem ser vistos no site de Véronique Durruty, com quem ele desenvolve muitos de seus trabalhos em conjunto — o que inclui exposições, livros e fotos.

Calma, ainda não acabou...

Falta apresentar a novidade, o perfume masculino ainda sem previsão de lançamento no Brasil. Não terei como descrever o cheiro aqui no blog, mas eu diria que sou capaz de desmaiar — no melhor dos sentidos (porque morrer também é demais) — se um cara (este é o homem de muitos sentidos n° 2 porque Kenzo Power não é para qualquer um) aparecer com este perfume do meu lado.


 

Além disso, tem toda a viagem da embalagem: seu formato é o mesmo de uma garrafa de saquê recriada pelo designer Kenya Hara (o homem de muitos sentidos n° 3) para o "Hakkin Sake", produzido em Nagano (Japão). E a "pegada" da garrafa é boa: a embalagem do perfume é de vidro revestida de material metálico, ou seja, ela não simula a garrafa, ela É a garrafa. Mais: na caixinha, há inscrições em baixo-relevo que foram inspiradas em pegadas deixadas na neve. FOFÉRRIMO! Só para dar uma breve introdução a Hara, ele criou o conceito da MUJI, minha loja preferida de "no brand quality goods". Como já falei muito hoje, deixo para babar na MUJI outro dia.

 

 

Postado por Erika Kobayashi | 1 comentário

Comentários

  1. madoka otsuka @ 26 Jul, 2008 : 02:53
    Que fôlego heim Érika, missão cumprida, e já está de malas para Paris? Uau!!! Já que estou no Japão, e não conheço os perfumes da Kenzo, vou me atualizar, hehehehehehe.... valeu a dica, como sempre. Bye e sayonara madoka

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Perfil

Erika Kobayashi (aka KIKKS), 31 anos e muitos tags: jornalista, escritora, pesquisadora, consultora de tendências e produtora cultural. Uma das criadoras do Espaço Cultural KIAI e do coletivo de artistas "moyashis". Moro em Paris, metade do caminho para Tóquio. Aqui, descobri um Japão novo, contemporâneo, longe de estereótipos. Faço uma pesquisa de mestrado sobre mulheres japonesas na Sorbonne e todos os dias, nas ruas, acham que sou uma delas.
 


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