Fazer evento é loucura. Atuar em várias frentes dele é mais loucura ainda. Carregar o rótulo de GUERILLHEIRO é divertido, mas exige um profissionalismo maior ainda... Guerrilheiro parece um cara "amador", mas decidir as coisas no último minuto e conciliar estratégia com improvisação exige um certo sangue frio, mas sempre impulsionado por aquilo que motiva. E é por isso que a coisa rola.
Aqui estamos, moyashis, INVADINDO a Semana Cultural Brasil Japão. E o bicho tá pegando. Às vezes eu quero fechar a porta e sair correndo, mas ver tudo acontecendo de dentro é uma delícia. Porque a gente se sente parte deste sangue e não apenas espectador.
Abrir uma janela é raríssimo. Agora que eu coloquei o iPod no ouvido e construi uma bolha para poder atualizar este blog com algumas letras mais que poucas. Porque ontem foi um dia incrivelmente especial que começou com a palestra do Bruno D'Angelo, Ricardo Giassetti e Julio Moreno (JBC) sobre o livro O Catador de Batatas e o Filho da Costureira. Falamos de quadrinhos, mergulhando no processo dos autores e chegamos em wabi-sabi. INCRÍVEL.
Tive alguns momentos de proximidade com o artista japonês Yûki Atae. Apesar de eu não falar uma palavra de japonês e nem ter batido um papo com ele, soube de algumas histórias. Mas o mais lindo é saber a devoção ao trabalho (tema para outro post exclusivo sobre ele).
Mas o ponto alto da noite foi o show da Jazz Sinfônica com Mawaca e Wadaiko Sho. Escolhi uma das fotos da R2 Fotografia para ilustrar o ponto alto da Semana Cultural até então. Para mim, algo como harmonia-ousadia-selvageria-pulsasão. Chorei, escrevi, pulei, vibrei, bati palmas.
Agora, o filé disso tudo é ir tombando com as pessoas por ali e por aqui. Acaba de passar por aqui a Letícia Sekito (com essa correria, ainda não fiz o post que ela merecia, mas deixo o link de um vídeo do youtube que eu amo). E ainda tive um papinho pela manhã com o pessoal da fotografia e descobri quem é o fotógrafo que faz as imagens mais fofas (na minha opinião) do evento: Rafa, da R2 Fotografia, responsável pela cobertura do evento (inclusive das fotos deste post). Ele é o dono das fotos dos pezinhos.