Lembro como se fosse ontem da aula que a Christine Greiner deu na Fundação Japão apresentando este movimento artístico liderado por Takashi Murakami.
Foi um "click" em vários sentidos.
O primeiro, estético. A gente já conhecia Murakami, o cara que pegou influências do mangá e do anime, desenvolveu um estilo característico, transformando cultura underground em arte e influenciando vários artistas.
Murakami criou o movimento artístico 'Superflatness'.
O CV dele vai longe. Murakami circula por várias mídias e seus personagens kawaii , como Little Boy, LV Panda, são conhecidos pelos fãs de arte contemporânea japonesa. O cara também reuniu grandes talentos no estúdio Kaikai Kiki Co. (não me canso de dizer que adoro Chiho Aoshima). Ele divulga e vende arte, inclusive sob a forma de produtos acessíveis, como camiseta, chaveiros, bonequinhos fofos... quer coisa mais japa do que isso? Ou seja, foi muito além de Andy Wahrol e da pop arte, elevando à enésima potência a brincadeira de arte, produção em grande escala e business.
E ainda desenvolveu uma estampa exclusiva para Louis Vuitton.
Pronto, chegamos no ponto mais divertido deste post: o comercial Superflat Monogram, de Murakami para Louis Vuitton, que acaba de chegar na minha caixa de mensagens. Dica do Kako, que esteve na mesma aula do dia do "click", logo depois de lançar o Monsu.
(PS básico: adoro essas trips japas, que permeiam lendas antigas até animação do estúdio Ghibli. A menina do comercial não é meio Chihiro?)