O mesa-tenista Hugo Hoyama na Vila Olímpica em Pequim no dia 3 de agosto de 2008.
Onze atletas nikkeis brasileiros participarão da Olimpíada de Pequim. Um deles já é bem conhecido, o mesa-tenista Hugo Hoyama (na foto acima, passeando na vila olímpica), recordista de medalhas nos jogos Pan Americanos. Ele contou um pouco sobre a sua trajetória profissional aqui no nosso site. E ainda deu algumas dicas (em vídeo) sobre como jogar tênis de mesa! Bacana, né! Além dele, também concorrerão a medalhas os mesa-tenistas nipo-brasileiros Gustavo Tsuboi e Mariany Nonaka. O tênis de mesa é um esporte muito praticado pela comunidade nipo-brasileira.
O judoca Chiaki Ishii ganhou medalha de bronze na Olimpíada de Munique em 1972. (Foto: Everton Ballardin)
No judô haverá apenas uma atleta nikkei na disputa: Danielle Yuri, na categoria meio médio (até 63 kg). Ela ganhou a prata nos Jogos Pan Americanos de 2007 e, por isso, é uma das brasileiras favoritos à medalha. Na história das olimpíadas, um dos grandes representantes do Brasil no judô foi o atleta Chiaki Ishii (japonês, naturalizado brasileiro). Ele ganhou o bronze na Olimpíada de Munique, em 1972. No nosso site, ele conta em detalhes como foi a disputa pela medalha. O judô é um dos esportes trazidos pelos japoneses para o Brasil. Ao longo dos anos popularizou-se de tal forma que hoje há um grande número de brasileiros não-descendentes praticantes.
A nadadora Poliana Okimoto ganhou medalha de prata no Pan de 2007. (Foto: divulgação)
Outra modalidade disputada por atletas nikkeis é a natação. Em Pequim haverá três brasileiros: Poliana Okimoto (maratona de 10 km), que ganhou medalha de prata nos jogos Pan Americanos de 2007, Lucas Salatta (200m costas) e Tatiane Sakemi (4x100m medley). No atletismo, o destaque nikkei será Mahau Camargo Suguimati, que disputará a prova dos 400 metros com barreiras. Luisa Matsuo concorrerá junto com a equipe brasileira à premiação na ginástica rítmica. Quem representará o Brasil no triatlo será Mariana Ohata. Esta será sua terceira participação em olimpíadas. Ah, e por fim, o último nikkei da lista de atletas: Stênio Yamamoto, que competirá na prova de tiro esportivo.
Além do judô, os japoneses trouxeram vários outros esportes do Japão para o Brasil, como caratê, aikidô, kendô, sumô, gatebol, beisebol e softbol. Desses, somente os dois últimos são modalidades olímpicas. Pena que o Brasil não se classificou em nenhuma delas.
Bom, agora só resta torcer para nossos atletas brasileiros, né! Quem sabe um nikkei trará uma medalha para o Brasil? Ah, uma dica bem legal para quem quer acompanhar os jogos olímpicos – os resultados, as notícias e vídeos bem divertidos: o site Abril em Pequim: www.abrilempequim.com.br. Visite!