Uma das novidades deste fim de semana (21 e 22 de junho) da Semana Cultural Braisl-Japão, no Anhembi, em São Paulo, é o espaço do Programa Viva Japão, da Secretaria de Estado da Educação, que foi inaugurado nesta sexta-feira, dia 20 de junho.
Ali está uma pequena amostra do trabalho que crianças dos ensino fundamental e médio do estado de São paulo fizeram ao longo dos últimos meses como parte desse programa. O Viva Japão, sob coordenadoção de Hiryoyuki Hino, tem como objetivo desenvolver atividades ligadas à cultura japonesa dentro das escolas.
O tema, claro, é a história da imigração japonesa no Brasil. Segundo o escritor Silvio Sano, que participa do projeto, 320 escolas aderiram à idéia (veja o perfil de Silvio clicando aqui).
Lá no Anhembi estão expostos alguns trabalhos bem bacanas. Como uma história ilustrada feita por alunos da segunda série de uma escola de Registro, “Os ratinhos sumotori”, muito fofo. E um livrão feito pelos alunos da sexta série de uma escola de São Bernardo que também ficou bem legal, abordando origami (com dobraduras coladas na página, bonitinho, digramadinho), teatro nô (tinha o desenho das máscaras), quimono etc.
Segundo Silvio, foi sugerido aos alunos do ciclo 1 que lidassem com cantos, contos e fábulas; aos do ciclo 2, com temas ligados à saúde e à culinária; e aos alunos do ensino médio foi sugerido que abordassem asssuntos ligados ao trabalho.
Também havia origamis, leques, maquetes, fotos dos trabalhos que as crianças fizeram em suas escolas. E uma cabine para filmagem e coleta de depoimentos de descendentes de japoneses falarem sobre a história de suas famílias e sua experiência na escola pública. De quebra, hoje o coral da secretaria da educação cantou algumas canções em japonês.
Para saber mais sobre o Programa Viva Japão, clique
aqui.