Karina Eiko Nakahara, 26 anos, de Mogi das Cruzes (SP), foi eleita Miss Centenário na final do concurso que aconteceu no ginásio do Ibirapuera, na noite de sábado, 17 de maio.
A mais bela nipo-brasileira foi a escolhida entre vinte candidatas de vários estados – onde a comunidade é maior, como Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, houve mais de uma candidata. Natalia Miura Catrochio, 17, do Paraná, ficou em segundo lugar; Juliana Midori Panham Higa, 18, de São Paulo, em terceiro; Tsuellen Harumi Assanuma, 26, do Rio Grande do Sul, em quarto; e, em quinto, Laís Naoko Nigashi, 16, também do Paraná.
Juliana Higa, 18, candidata pelo estado de São Paulo
Concurso de miss é sempre meio parecido, mas acho que a parte mais divertida e diferente foi que, em vez de desfile de maiô, as candidatas desfilaram em roupinhas inspiradas no mundo pop do mangá. Cada uma estava com um traje diferente – mas sempre com certa dose de sensualidade – e acho que os fotógrafos estavam se divertindo.
Depois, as candidatas se exibiram em trajes de gala e falaram ao microfone, apresentando-se ao público. Entre uma entrada e outra, houve shows de tambores japoneses (taiko), de música com o Joe Hirata, de cosplayers, de samba da Unidos de Vila Maria. No final, um show meio desanimado do KLB (o público não era exatamente o deles...).
Acho que a pessoa mais assediada no evento foi a ex-Miss Brasil Natália Guimarães, que vivia cercada nos intervalos dos desfiles, dando entrevistas e tirando fotos. Foi ela quem colocou a coroa de miss na cabeça da Karina.
A festa começou bem atrasada – era para ter início às 20h, mas isso só aconteceu às 22h. Por isso, terminou somente lá pelas 2h da manhã de domingo. Eu realmente fiquei com dó das vovozinhas e vovozinhos, que aguentaram firme, num lugar meio frio, muito barulhento e sem comida (só tinha uns vendedores circulando pelas arquibancadas, vendendo espetos de morango coberto de chocolate, salgadinhos, bebidas e uns petiscos e sanduíches estranhos). E olha que o pessoal de Londrina ainda ia voltar aquela noite mesmo para casa! Pensando neles, o evento poderia ter sido um pouco mais organizado, né?
Mas as moças eram realmente bonitas, cada uma no seu estilo. Espero que elas tenham se divertido bastante! Ah sim, como prêmio, Karina ganhou um carro zero, uma viagem a Punta del Este, no Uruguai, e vai participar dos eventos das comemorações do centenário da imigração japonesa. Então, acho que vamos vê-la muito por aí ainda.