Pessoal, após duas semanas meio esquisitas – muito feriado, né? - já estamos em maio e falta pouco para o 18 de junho, o dia oficial do centenário da imigração japonesa. E é muito legal ver como tem gente participando do site, contando como foi a vinda para o Brasil do ojichan, da obachan, do pai, da mãe, ou de como vêem a cultura nipo-brasileira em suas vidas. A gente lê tuuuuudoooo! todos os dias!, e, sério, muitas vezes ficamos emocionados com o que lemos.
Mas também tem gente que nos escreve com dúvidas, desde as mais técncias (como colocar fotos?) até as mais “genéricas” (como participar?). Então criamos – já faz um tempinho, nem sei por que não coloquei um aviso logo aqui – um tutorial, uma seção de dicas: desde como se cadastrar no site e como postar fotos, vídeos e áudios, até uma sugestão de roteiro de perguntas para você responder e te ajudar a montar seus textos e seu álbum na Galeria de Fotos.
Vá lá, dê uma olhada! Mesmo que você já tenha escrito ou colocado fotos, leia nossas dicas – quem sabe você não descobre alguma coisinha bacana que esqueceu de falar ou mostrar?
E, se você ainda tiver algum receio de escrever ou acha que sua história não é interessante, bom, experimente ler e ver mais alguns dos depoimentos do site.
Tem histórias engraçadas, tristes, dramáticas (eu até chorei com alguns), textos suscintos, longos, em primeira pessoa, em terceira pessoa, em forma de poesia, em forma de prosa. Tem fotos de casamentos, de festas da escola, de trabalho, de documentos. Muitos têm coisas em comum, mas todos têm alguma surpresa guardada. E a sua também, tenho certeza!