22 Abr, 2008
Arte japonesa na Pinacoteca de SP
Chiaki Karen Tada |
|
A Pinacoteca do Estado de São Paulo está com uma exposição bem bacana sobre a arte do Período Edo (1603-1867) do Japão. Foi uma época em que os xoguns do clã Tokugawa transformaram a então Edo (atual Tóquio) em capital de seu governo e impuseram a paz em todo o país com mãos de ferro e várias leis (e castigos duros...). Dizem que, sem guerras internas, muitas artes se desenvolveram nesse período, entre eles o teatro kabuki e as gravuras ukiyo-ê.
As cerca de 160 obras de vários museus do Japão que estão reunidas na Pinacoteca são uma amostra desse rico período - mas também há algumas peças de outras épocas. Os organizadores enfatizam que esta exposição é uma oportunidade rara de ver muitas peças que dificilmente poderiam ser vistas juntas, mesmo no Japão. Então, é bom aproveitar!
Há quimonos, peças de cerâmica, espadas, armaduras, objetos de laca. Os quimonos são de várias cores e estilos, e adorei ver as diferentes texturas dos tecidos e dos trabalhos de bordado. Estava muito escuro, então minhas fotos não ficaram muito boas (ai que falta faz um tripé e um pouco mais de estudo sobre fotografia nessas horas!), mas tentei capturar alguns detalhes, como a da foto que coloquei no alto deste post. É um ganso selvagem às margens de um rio, bordado na barra de um traje do tipo “kosode” de crepe de seda púrpura, do século 19. Achei a cor linda!
Já na parte de armaduras e espadas, o destaque é um tachi (espada longa) do século 12, considerado Tesouro Nacional do Japão. Não muito longe dele, está um bule de porcelana Arita, com peônias e leão chinês, do século 17. Este é considerado um Importante Bem Cultural do Japão.
Puxa, não vou descrever aqui cada um dos objetos que achei lindos na exposição, pois este post iria ficar imenso... o melhor é ir lá ver de perto! E talvez seja o caso de ir duas vezes. Segundo a Célia Oi, que participou da organização do catálogo da mostra e deu aulas para os monitores, os quimonos, antigos, não podem ficar muito tempo expostos à luz. Por isso, a Pinacoteca vai fechar a exposição durante três dias, em meados de maio, para trocá-los por outros. Ou seja, depois do dia 15 de maio, haverá coisa nova para ver!
Gosto de ir à Pinacoteca porque dá para passar um dia inteiro por ali. Além de a construção ser muito elegante, tem diversas exposições e o café se abre para o verde do Parque da Luz. Do outro lado da rua fica o Museu da Língua Portuguesa e o bonito prédio da Estação da Luz. É fácil chegar de metrô. Então fica aqui sugestão de um passeio cultural já para o próximo fim de semana (afinal, esta semana é mais curta por causa do feriado de segunda-feira)!
Postado por Chiaki Karen Tada | 0 comentários
|
Perfil
Chiaki Karen Tada, jornalista, tem um pezinho no Japão, mas cresceu na Grande SP. Gosta de imaginar como teria sido o dia em que os pais decidiram se mudar para cá. Ela escreve neste blog, mas não pensa sozinha, não. As novidades e idéias são de toda a equipe.
Arquivos
- Nov, 2008
- Out, 2008
- Set, 2008
- Ago, 2008
- Jul, 2008
- Jun, 2008
- Mai, 2008
- Abr, 2008
- Mar, 2008
- Fev, 2008
- Jan, 2008
- Dez, 2007
- Nov, 2007
- Out, 2007
- Set, 2007
- Ago, 2007
- Jul, 2007
|