17 Abr, 2008
Em abril, solenidades oficiais marcam o centenário no Japão
Ao longo dos próximos dias, os principais envolvidos na organização das comemorações da imigração japonesa no Brasil embarcam para o Japão, para participar de uma série de eventos governamentais que acontecem na semana que vem. Acho que essas cerimônias foram marcadas para agora porque foi em 28 de abril que o navio Kasato Maru partiu de Kobe, levando a primeira leva de imigrantes ao Brasil.
Assim, no dia 23 de abril, próxima quarta-feira, 145 pessoas e entidades que contribuíram para a imigração japonesa no Brasil e para a boa relação entre os dois países serão homenageadas durante uma cerimônia de entrega do Prêmio de Mérito do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, em Tóquio. Desse total, dez pessoas e entidades estarão presentes, segundo o Consulado Geral do Japão em São Paulo.
No dia seguinte, 24 de abril, haverá uma cerimônia do governo japonês em Tóquio, no hotel Okura, com a presença dos imperadores e do príncipe herdeiro do Japão. Também devem participar o primeiro-ministro Yasuo Fukuda e outras personalidades, incluindo o presidente de honra da Comissão Organizadora do Ano do Intercâmbio Japão-Brasil (como é chamado o ano do centenário por lá), Taro Aso. Do Brasil, vão a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e Kokei Uehara, presidente da ACCIJB (Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil), entre outros.
Nessa mesma época também estará no Japão uma missão econômica brasileira, com representantes dos governos do Estado e da cidade de São Paulo e da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Outra cerimônia que acontece no Japão neste mês é justamente no dia 28, no porto de Kobe. Nessa data, um navio parte rumo ao Brasil, seguindo a mesma rota do Kasato Maru, levando uma “tocha da amizade”. A tocha deve chegar a Santos, de onde será transportada para a Hospedaria dos Imigrantes a bordo de um trem (reativado especialmente para a ocasião). Depois, no dia 21 de junho, a tocha será levada por um grupo de corredores de diferentes etnias para o Sambódromo, onde acontecem as principais comemorações de São Paulo.
Em junho, será a vez de representantes do Japão visitarem o Brasil. Nesta semana foi divulgada a agenda do príncipe herdeiro Naruhito no país. Ele estará em Brasília no dia 18 de junho, em São Paulo nos dias 21 e 22, e no Paraná no dia 27. No dia 21, o príncipe estará no Sambódromo, e, entre outras festividades, verá a chegada da tocha da amizade.
Ufa, quanto evento oficial acontecendo, não? E olha que há muitos outros eventos a caminho, entre exposições, palestras, festas e lançamentos de livro. Vamos tentar manter você informado, é só acompanhar a nossa Agenda de eventos!
Postado por Chiaki Karen Tada | 2 comentários
|
Perfil
Chiaki Karen Tada, jornalista, tem um pezinho no Japão, mas cresceu na Grande SP. Gosta de imaginar como teria sido o dia em que os pais decidiram se mudar para cá. Ela escreve neste blog, mas não pensa sozinha, não. As novidades e idéias são de toda a equipe.
Arquivos
- Nov, 2008
- Out, 2008
- Set, 2008
- Ago, 2008
- Jul, 2008
- Jun, 2008
- Mai, 2008
- Abr, 2008
- Mar, 2008
- Fev, 2008
- Jan, 2008
- Dez, 2007
- Nov, 2007
- Out, 2007
- Set, 2007
- Ago, 2007
- Jul, 2007
|