Hoje, após muitas idas e vindas (e foram muuuitas!), colocamos uma nova ferramenta no site: ela permite que você crie uma árvore genealógica de sua família! O que é isso? É aquele desenho, quase um gráfico, com linhas que ligam os nomes de uma família, mostrando quem é filho de quem, quem é neto, primo, avô, avó, tio, tia, cunhado.
Aqui no site, basta ir preenchendo as caixinhas, colocando nomes, e clicando nas setas para criar novas caixas para os parentes. Em cada caixinha, também dá para colocar local e data de nascimento e dia de falecimento da pessoa. Experimente! Acho que você vai se divertir e, de quebra, ter uma “visão” do tamanho de sua família. A árvore pode ficar enorme.
Dá para começar a criar a árvore na home ou direto na
área de cadastro de árvores ou, para quem já tem um perfil, a partir da sua página de configurações (após fazer o login).
Esta é a mais nova ramificação da nossa (modesta) proposta de ajudar a resgatar as centenas, milhares de histórias ligadas à imigração e à cultura japonesas, que cada um de nós – descendentes ou não – carrega.
Ah, mais dois detalhes:
1) Se você digitar o e-mail do seu parente na hora de colocar os dados dele na árvore, ele receberá uma mensagem automaticamente, permitindo que ele acesse e mexa na árvore também.
2) Você pode deixar sua árvore pública ou fechada. No primeiro caso, todo visitante do site poderá vê-la. No segundo, ela fica fechada, mas você pode enviar um link para quem você quer que veja sua árvore também (em Configurações da árvore).
Em tempo: a árvore “cresce” seguindo o tronco principal da sua família, começando por você. Assim, parentes de cunhados, por exemplo, não poderão ser incluídos, ok?
Ufa! A explicação toda ficou meio comprida e chata, né? O mais divertido mesmo é mexer nela. Qualquer sugestão ou dúvida sobre esta ferramenta,
fale com a gente!
(Falando nisso, alguém leu Harry Potter? Se não me engano, Sirius Black tinha uma árvore genealógica da família na parede da casa que virou QG da Ordem da Fênix. Alguém confirma?)