Olá! Meu nome é Nádia. Eu trabalho junto com a Karen e a Pat neste site. Enquanto a Karen está em Brasília participando da abertura oficial do Centenário no Palácio do Itamaraty, aproveito para contar um pouco dos diversos eventos que estão ocorrendo esta semana (e olha que são muitos!).
Na terça-feira, dia 15, teve a abertura oficial do Consulado Geral do Japão em São Paulo, que contou com a presença do Embaixador do Japão no Brasil, Ken Shimanouchi. À noite, na Assembléia Legislativa, foi lançado o livro O Nikkei no Brasil, que reúne o trabalho de 11 pessoas nas mais diversas áreas, coordenado pelo advogado e professor universitário Kiyoshi Harada.
Eu conversei com o Harada enquanto ele autografava o livro (além dele, consegui mais 6 dedicatórias, como dá para ver na foto acima. Uma delas é do médico Décio Nakagawa, que tem perfil aqui no site) . Para ele, a obra “é o primeiro livro que faz uma radiografia no âmbito nacional sobre o que o nikkei está fazendo na sociedade brasileira”. Tem 15 capítulos que abrangem várias áreas de atividades, além de entrevistas com personalidades da comunidade nikkei.
Nos anexos do livro, há diversas listas com relações de nomes de pessoas importantes, como os principais artistas plásticos nikkeis, os professores das Universidades Públicas do estado de São Paulo, entre outros. É bem legal dar uma consultada, quem sabe você não encontra um parente ou um amigo? Eu encontrei o nome de um primo!
Já na quarta-feira, dia 16, à noite, aconteceu a abertura oficial para o público, no Auditório do Ibirapuera, também em São Paulo. Eu fui junto com a Gabi Yamaguchi (que é coordenadora editorial do nosso site). O teatro estava lotado, e até dá para entender o porquê dos ingressos se esgotarem em menos de três horas: arquitetura moderna, acústica perfeita, artistas fora-de-série (sem puxa-saquismos, eles são muito bons mesmo).
O grupo japonês Rin’ abriu a noite apresentando músicas tradicionais japonesas com arranjos mais modernos. Detalhe: além do som peculiar do koto (uma espécie de cítara), do shakuhachi (flauta) e do biwa (tipo de alaúde), as meninas agradeceram em português e a pronúncia saiu certinho! Conheça um pouco mais do trabalho das meninas no vídeo abaixo:
Já os brasileiros Hamilton de Holanda e Yamandu Costa mostraram muito fôlego na execução do bandolim e do violão de sete cordas. Fechando as performances, o japonês Agatsuma Hiromitsu, acompanhado pelo pianista Yoichi Nozaki, também mostrou porque é considerado um prodígio no shamisen (instrumento de três cordas).
No fim do espetáculo, na melhor mistura Brasil-Japão, todo mundo junto tocou a música Mas que Nada, do Jorge Ben Jor. Imagina um acompanhamento feito por piano, koto, shakuhachi, bandolim, violão de sete cordas e shamisem? Muito bom!
E para finalizar com chave de ouro, o bis começou com a Tomoca do Rin’ tocando Furusato (canção tradicional japonesa) no shakuhachi, andando no meio da platéia. Enquanto os músicos no palco começavam o acompanhamento com os outros instrumentos, o público cantava baixinho a letra. No fim, o fundo do palco se abriu e o Parque do Ibirapuera à noite virou o cenário. Lindo!
Quer um começo das comemorações melhor do que este?
Postado por Nádia Sayuri Kaku | 7 comentários
Comentários
Karina Almeida @ 18 Jan, 2008 : 00:02
oi nadia! o video eh lindo! e imagino a festa inteira ne... queria ter ido! mas moro meio longe :P
julio @ 18 Jan, 2008 : 01:22
saiu jornal SP shimbun que a associação do IMIN 100 vai fazer rifas(sorteios) por que os nikeis nao ajudaram Imin 100,Imin 100 esta sem dinheiro.
João @ 18 Jan, 2008 : 12:06
Nadia!! Que legal a descrição dos eventos!! Deve ter sido mto bom mesmo! De quem que vc conseguiu as dedicatórias??????
Emerson Medina @ 18 Jan, 2008 : 21:26
O primeiro evento de anime do ano em Manaus (Anime Jungle Party) acontece dias 2 e 3 de fevereiro.
Makoto @ 20 Jan, 2008 : 00:49
Olá, tudo bem?
Gostaria de saber se não há nenhuma gravação desse show, pois acabei perdendo a oportunidade acompanhar esse evento.
Obrigado.
Nádia @ 21 Jan, 2008 : 12:33
Makoto, acho melhor você entrar em contato com o Consulado Geral do Japão em São Paulo. Como foram eles que organizaram, se houver vídeos do show, acho que só com eles mesmo.
Makoto @ 21 Jan, 2008 : 14:26
OK. Obrigado pela informação e descrição do evento.
Bjs!
Comente
Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.
Perfil
Chiaki Karen Tada, jornalista, tem um pezinho no Japão, mas cresceu na Grande SP. Gosta de imaginar como teria sido o dia em que os pais decidiram se mudar para cá. Ela escreve neste blog, mas não pensa sozinha, não. As novidades e idéias são de toda a equipe.