Após a “ressaca” do Ano Novo, parece que o centenário da imigração japonesa virou um tema mais presente nas conversas. Hoje, por exemplo, aconteceu uma cerimônia de abertura das festividades em São Paulo, no Palácio das Convenções do Anhembi. Uma das novidades anunciadas pela Prefeitura para marcar as comemorações foi a construção de um conjunto esportivo e cultural Brasil-Japão.
O complexo, segundo a secretária-adjunta de governo Stela Goldenstein, terá dois campos oficiais de beisebol, um campo de treinamento dessa modalidade esportiva, quatro quadras de gatebol e arena de sumô, além de jardim e teatro japonês. O conjunto, de cerca de 50 mil metros quadrados, ficará na Marginal Tietê, na confluência dos rios Tamanduateí e Tietê. Com isso, a Prefeitura espera também revitalizar a região. Segundo Stela, em uma primeira fase, que será inaugurada até junho, o conjunto contará com um campo oficial de beisebol, o campo de treinamento e o jardim japonês. Os custos para essa primeira fase estão estimados em R$ 2,5 milhões. Um dos últimos “itens” a ficar pronto será o teatro japonês, no ano que vem.
Além disso, também foi detalhado um pouco mais como será a Semana da Cultura Japonesa, de 13 a 22 de junho deste ano, que será realizado no Sambódromo. Além de mil tocadores de taikô (tambor), uma "tocha da amizade", que será acesa em Kobe, de onde partiu o Kasato Maru, deverá chegar ao local na Semana da Cultura.
Nesta semana ainda haverá uma cerimônia de abertura das comemorações da imigração japonesa organizada pelo Consulado Geral do Japão e, em Brasília, uma solenidade com o presidente Lula. Ufa! Como disse, cada vez mais o centenário da imigração japonesa está entrando na agenda oficial de muitas entidades e pessoas. Vamos torcer para que todas as festas sejam um tremendo sucesso.