Duas pessoas queridas me convidaram para jantar com elas no restaurante do sushiman Jun Sakamoto na semana passada. Fiquei muito contente: além de poder sentar no famoso balcão e saborear as iguarias do restaurante que foi eleito o melhor japonês de São Paulo pela Veja SP por sete vezes consecutivas, aproveitei para agradecer a ele, em nome de toda a equipe do site, por ter contado sua história de vida para nós e mostrado várias fotos de família.
Quanto à comida, eu não sou crítica de gastronomia e nunca fui boa em decorar nomes de peixes (sou um pouco melhor com frutos do mar). Mas foi algo que estimulou muito a minha visão e meu paladar: cavalinha, enguia, lula, ouriço-do-mar, ostra, ikura (ovas de salmão), olho-de-boi (não necessariamente nessa ordem), combinados com preparos e ingredientes que incluíam limão siciliano, sal negro, limão yuzu e shissô. E um arroz muito bom, o que é importante, como já disse a Gabi no blog dela. Ah, da sobremesa me lembro bem: sorvete de maçã verde cercado de cubinhos de geléia de saquê mirin.
Só posso dizer que tudo estava uma delícia e que fiquei surpresa com os sabores que se espalhavam pela boca a cada mordida. Também pela primeira vez na minha vida comi sushi com a mão – dizem que essa é a maneira correta de comer essa iguaria. Só espero não ter feito nada que possa ter constrangido as pessoas que estavam comigo (!).
Além da comida em si, acho que o ambiente, que possui uma bonita iluminação, e a companhia ajudaram a fazer do jantar uma bela experiência gastronômica. O bolso permitindo, volto. Será que vai demorar? :-)