Quando minha avó prepara marmitas de comida japonesa (bentô), o cuidado é enorme: ela ajeita tudo de forma muito organizadinha, num bonito recipiente. Depois, o envolve com um pano colorido delicadamente pintado, dando vários nós. Assim como ela, muitos japoneses envolvem objetos com um lenço, chamado de “furoshiki”.
Ele serve tanto para proteger o objeto, como para decorá-lo e facilitar o seu transporte. Há várias técnicas para fazer os nós. É possível conseguir formar uma alça para segurar o embrulho, como se fosse uma bolsa. Um charme!
A pintura dos furoshikis costuma ser tão linda que dá vontade de usá-lo para enfeitar o ambiente e até como complemento da roupa. Quer saber mais sobre os furoshikis? Há um site totalmente dedicado ao assunto, em inglês:
www.furoshiki.com. Ensina passo-a-passo como embrulhar objetos de vários formatos.
Outra vantagem do furoshiki é que ele serve como uma embalagem ecologicamente correta. Substituiu caixas e sacos descartáveis (e poluidoras). O Ministério do Meio Ambiente do Governo do Japão sugere o uso do lenço em substituição ao papel e plásticos nos embrulhos. Divulga técnicas no seu
site. Que tal lançar a moda por aqui?