Conte sua história › Marcelo Tadashi Shiraishi › Minha história
Todo dia em que estou de folga, acordo já pensando no que vou preparar. Se é peixe, preciso ir até o mercadão (mercado municipal de São Paulo) ou até a feira, se é carne... bom, preciso ir visitar algum frigorífico ou algum açougue de um bom supermercado. Se preciso de produtos importados... depende. Japoneses é na Liberdade... Produtos mais sofisticados... adoro o Empório Santa Maria e não nego! Lá eu acho quase tudo.
Bom, não faz diferença aonde eu vou ou o que irei preparar. É sempre bom dar um passeio em qualquer um destes lugares. Além de me divertir, (sim, me divirto fazendo compras para a despensa) é muito bom para se conhecer novos produtos e de vez em quando até, degustar algum queijo, vinho, pão ou mesmo que seja um simples produto industrializado. Isso tudo faz parte do ritual de um cozinheiro.
Ah, lembrando que esse tipo de atividade faz qualquer um esquecer da preguiça...
Vejamos, matéria prima comprada, imaginação a mil... o que vou cozinhar? Para quem servirei? A pior coisa que pode acontecer é você não ter para quem cozinhar... é muito legal cozinhar para si mesmo mas adoro ter alguém para dar uma crítica, seja ela construtiva ou destrutiva!
Quem não me conhece deve pensar que cozinho todos os dias para meus familiares ou amigos... ERRADO! As pessoas costumam confundir as coisas. Não é porque eu gosto de cozinhar que isso vai deixar de ser um dever de todos em casa. Acho que cada um tem que saber preparar a sua própria comida.
Decidido o que vai ser feito, só nos resta dar carinho às panelas e aos ingredientes.
Hoje mesmo, acordei querendo comer um spaghetti! Então comprei a minha massa preferida, (comprei porque não tive tempo de fazer uma e acabaram as massas secas... odeio quando não tenho tempo ou esqueço de fazer mais.) Tomates fresquinhos e perfumados, alhos e cebolas suculentas... e claro... Ervas! Enquanto as minhas não crescem no vasinho... vou comprando... Alecrim, Manjericão, Sálvia, Salsa crespa, Hortelã... e Um bom azeite. É sempre bom ter um bom azeite extra virgem em casa.
Água no fogo, ingredientes cortados... hmmm o aroma do azeite subindo quando entra em contato com a frigideira quente! TCHIIIIII... alho e cebola pulando... Tomates derretendo! Incrível...corrigindo a acidez.. sal e pimenta a gosto...
Massa escorrendo, molho quase prontinho... quase, porque ainda faltam a salsa crespa e umas folhinhas de manjericão. Gotas do seu melhor azeite e lascas de um belo parmesão! Uau...
Estão servidos? Pois eu estou! Mas o ato de cozinhar não termina aqui.
Comer, degustar, sentir cada aroma e cada sabor num show de sensações e prazeres! Esse é o verdadeiro prazer de cozinhar. Satisfazer o corpo e a alma. Abastecer o físico e alimentar o espiritual. Observar cada sorriso, cada "hmmm"... esse é o ingrediente secreto para tornar todo prato perfeito e único!
Itadakimasu!
Obrigado.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil