Conte sua história › Moises Palacios Rodrigues › Minha história
A grande maioria dos japoneses gosta de brasileiros, porém existem uns e outros que não são muito chegados em "gaijin", mas acho que em qualquer país tem isso. Não tem como escapar.
Não poderia ter uma mistura melhor do que as culturas japonesa e brasileira. O brasileiro é bem desinibido, os japas, por outro lado, são fechados quando não te conhecem direito. E os brasileiros têm ainda muito o que aprender, principalmente na educação e na organização. É difícil explicar. Eu só sei que uma raça completa a outra.
Todos vêm com vários objetivos, achando que vão ganhar muuuuuuuuiittaa grana. Eu também pensava assim. Hoje só quero comprar uma casa para minha mãe e o necessário para poder voltar a trabalhar.
Com o centenário da imigração Japão-Brasil chegando, a relação só tende a melhorar, principalmente para os brasileiros que estão aqui no nihon. Por conta de alguns brasileiros, ficamos malvistos e os que não têm nada a ver "pagam o pato".
Agora o Japão está no coração, isso eu não posso negar, pois aqui é o país das oportunidades. Eu estou tendo a minha e sou muito grato por isso. No Japão estou levantando uma grana, aprendendo a cultura e os princípios da vida.
Depoimento ao jornalista Luciano Shakihama
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil