Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaAlice Takahashi Nariçawa › Minha história

Alice Takahashi Nariçawa

Taubaté (SP)
80 anos, advogada

Casamento e filhos


No ano de 1969, com 25 anos, casei-me com Lincoln Nariçawa, filho de Sukeçaburo Nariçawa e Kamee Nariçawa, imigrantes de Yamagata-Ken, que aqui chegaram no dia 13/01/36 e foram para a fazenda Santa Olímpia, em São Simão, para trabalharem no cafezal. Meu marido era uma pessoa íntegra, prestativa e muito solidária. Trabalhou muito em prol da comunidade nikkei, fazendo parte da diretoria da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Taubaté. Convivemos em harmonia durante 34 anos. Faleceu em 18/10/2003, com 66 anos de idade.

Tive três filhos: Fernando, engenheiro, com 33 anos, casado com a Carla Ito; Ricardo, advogado, com 31 anos, solteiro; e o Fábio, filho mais velho, engenheiro, que era casado com Andréa Naomi. Infelizmente, o Fábio faleceu em junho de 2007, aos 36 anos de idade. Foi um fato muito triste que ocorreu na minha trajetória de vida.

Felizmente, para sua continuidade e para o meu consolo, ele deixou como herança duas lindas e “kawaii” netinhas (Júlia, de 5 anos, e Camila, de 2 anos), as quais amo muito de coração!

Aos 42 anos, incentivada pelos filhos, ingressei na Faculdade de Direito em Taubaté e me formei em 1990, concretizando mais um sonho que acalentava desde menina, e trabalhei por alguns anos na área jurídica, abrindo escritório de advocacia e prestando serviços terceirizados a um banco. Aposentei-me aos 60 anos.

No dia 16 de março 1990, faleceu a minha mãe, justamente no ano da minha formatura. Foi uma pena. Lamentei muito a sua ausência no dia da minha colação de grau.

Depois da minha aposentadoria, comecei a alimentar outros sonhos, por exemplo, viajar. Como os meus irmãos também planejavam viajar, unindo o útil ao agradável, pela primeira vez, resolvemos viajar todos juntos.

Assim, em agosto de 2007, numa viagem de 12 dias, fomos conhecer Orlando, na Flórida.

Conhecer o mundo encantado idealizado por Walt Disney, a Disney World, era o meu sonho, que consegui realizar mesmo depois de “velhinha”.

Visitamos os principais parques. Cada parque tem sua característica marcante que o diferencia dos demais. Pena que é praticamente impossível conhecer todos em detalhes em uma única viagem.

O mais difícil foi correr atrás da nossa guia, parecia que tinha “rodinha” nos pés. Era só me distrair um pouco e ela já havia sumido no meio dos turistas. Falar o inglês, então, foi a coisa mais difícil, precisei fazer muitas e muitas mímicas! Foi muito cômica e ao mesmo tempo triste a minha situação. Ainda bem que os americanos se esforçavam para me entender. Cheguei à conclusão de que preciso mesmo estudar mais o inglês.

Mas o que mais me impressionou foi a obesidade da maioria dos americanos. São muito obesos mesmo!

A minha primeira viagem ao exterior foi uma experiência inesquecível. Adorei!

Enfim...

Sinto-me orgulhosa de ser nikkei, pois vejo filhos, netos e bisnetos de imigrantes destacando-se em todas os campos de atividade, contribuindo para o desenvolvimento do nosso país. Após cem anos, é possível perceber que, apesar do sofrimento e das dificuldades, os imigrantes japoneses são vencedores! Cada qual construiu a sua própria história de vida!

Acho muito importante perpetuar as tradições milenares de nossos ancestrais e para maior e melhor entendimento da história nipônica, li recentemente o livro “Japão, passado e presente”, obra de José Yamashiro, onde ele conta os mistérios do povo japonês.

Hoje, com 63 anos de vivência, posso dizer que tenho a minha consciência tranqüila, pois: "Tudo fiz, visando sempre fazer o melhor!”


Enviada em: 11/10/2007 | Última modificação: 16/10/2007
 
Instituto Michie Akama »

 

Comentários

  1. Marcos @ 27 Nov, 2007 : 03:03
    Parabéns pela bela trajetória de vida, Alice! Obrigado por dividir um pouco de sua história conosco! Abraços, Marcos

  2. Kazumi @ 24 Dez, 2007 : 12:48
    Oi tia. Que belezinha!!! Estou em Paraguaçu, passando o Natal e mostrei sua história e da Bá para todo mundo.Ficamos todos emocionados, Apesar de ja conhecer tudo, choramos e rimos com toda trajetória de nossa família. Beijocas no coração.

  3. Fernando @ 15 Jan, 2008 : 15:00
    Essa é a minha querida mamãe

  4. Marcos-San @ 19 Fev, 2008 : 10:39
    Alice, Parabéns pela bela história. Tive o prazer de trabalhar com o seu filho na GM, Fábio, tenho belas recordações do excelente profissional que ele era. Abraços!

  5. Sonia @ 10 Mai, 2008 : 16:56
    Oi Alice, muito bonito sua história. Eu também tiver a grande honra de conviver com a nossa querida Michie Akama.. Quantas saudades e ensinamentos ela nos deixou, não é mesmo? Eu atualmente trabalho no Centro Educ. Pioneiro, que é mantida pela Fund. Michie Akama. Abraços.

  6. Alice Takahashi Nariçawa @ 18 Mai, 2008 : 11:38
    Oi, Sonia, vc me escreveu em 10 de maio e fiquei muito feliz em saber que vc leu a minha história e me escreveu. É muito bom encontrar com alguém que estudou na mesma escola. EStudei há muitos anos atrás, em 1963 e vc? Desde que sai da escola Michie Akama, nunca mais tive notícias da Akama sensei. Gostaria que me falasse sobre ela. Abraços.

  7. Alice Takahashi Nariçawa @ 18 Mai, 2008 : 12:02
    OI, Marcos-San. Obrigada por ter me enviado a mensagem. Você me escreveu em 19 de fevereiro e só agora estou te dando retorno...desculpe-me pela demora. Gostaria de saber mais sobre você, uma vez que foi colega de Fábio. Com relação a ele, guardo na minha memória os bons momentos que passei ao lado dele. Abraços

  8. Marcos-San @ 18 Mai, 2008 : 17:49
    Prezada Alice. Conheci o Fabio na GM, onde trabalhei por 6 anos. Tinha de realizar alguns contatos com o pessoal da engenharia de São Caetano e assim fiquei conhecendo seu filho. Em 2002 deixei à GM e não tive mais contato com o Fabio. Tbém guardo na memória o quanto ele era especial. Fico feliz em falar com a Senhora. Felicidades e muito sucesso. Abraços!

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Nenhuma árvore.

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

| mais fotos » Galeria de fotos

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com o mesmo sobrenome

mais perfis » Com a mesma Província de origem

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados