Conte sua história › Luciene Shirado › Minha história
O respeito pela cultura japonesa é o resultado direto da educação que tive. Meus pais valorizavam muito meus avós e seus costumes e, desde cedo, nos ensinaram a importância da família e das tradições.
Com relação às tradições japonesas: acender incenso e reverenciar os antepassados, absorvemos como algo cultural, muito mais do que religioso.
Não tive nenhuma experiência com preconceito vindo das pessoas não descendentes e acredito que os imigrantes japoneses criaram uma imagem de honestidade e dedicação, fato que refletiu de forma favorável na minha vida.
Considero que a relação entre a cultura japonesa e a cultura brasileira é positiva, pois há uma grande harmonia entre a dedicação japonesa e a espontaneidade brasileira. Atualmente, competentes profissionais nikkeis, integrados à sociedade, participam ativamente do desenvolvimento do país.
O contato com a cultura japonesa dentro da minha família, no estágio em Okinawa, na escola de língua japonesa e na sociedade nipo-brasileira me proporcionou grandes aprendizados, grandes amizades e valores, que hoje são essenciais em minha vida.
Depoimento ao jornalista Luciano Shakihama
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil