Conte sua história › Daniel Jun Hashimoto › Minha história
Assim como a história de muitos que participam deste projeto da Abril, este é o relato de um dekassegui.
Jun Hashimoto é um jovem idealista que, de cá seguiu, e na Terra do Sol Nascente se formou como acupunturista. Hoje seus pacientes agradecem com sorrisos das mais variadas etnias. Este depoimento foi dado à jornalista Juliana Kiyomura.
“Meu nome é Daniel Jun Hashimoto. Sou filho de mãe japonesa e pai descendente e assim como todo brasileiro, joguei bola, fiz travessuras na escola e tomei chimarrão. Afinal, morava no Sul. Aos dezoito anos, resolvi vir ao Japão e, desta forma, conhecer a terra em que minha mãe nascera.
Com espírito aventureiro, uma mala repleta de sonhos e pouco dinheiro cá cheguei, em 1996. Vim em busca de minhas raízes e de mim próprio. E, em uma fábrica de eletroeletrônicos, encontrei meu primeiro trabalho.
De acordo com o Ministério da Justiça do Japão, a mão-de-obra brasileira está entre a terceira mais numerosa que vive naquele país, ficando atrás apenas dos chineses e coreanos.
Um de meus primeiros motivos para a tão sonhada empreitada era ganhar dinheiro, e assim acumular riqueza, além de conquistar a nacionalidade. Porém, com o decorrer dos doze anos que aqui moro, já deixei de pensar assim.
Aos poucos, fui percebendo que minhas mãos rápidas e a precisão que eu tinha com as pequeninas peças eletrônicas podiam lidar muito mais do que com máquinas e linhas de montagem. Podiam lidar com vidas e com a melhoria da saúde do próximo. Poderiam se humanizar cada vez mais".
DEPOIMENTO À JORNALISTA JULIANA KIYOMURA.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil