Conte sua história › ELENA SIZUKA MATSUMOTO KIMURA › Minha história
MEU PAI ISAMI MATSUMOTO
ISAMI MATSUMOTO
Nasceu no Japão, na região sul do país denominada Kumamoto-ken, no dia 25/03/1920, terceiro filho de Assakiti Matsumoto e Tie Matsumoto. O seu pai Assakiti era descendente da família Togawa.
o Assakiti foi doado para Sadahati Matsumoto juntamente com o seu irmão (sexto da família Togawa), assumindo a partir daí o sobrenome Matsumoto;
Seu pai adotivo era pescador.
A sua mãe Tie faleceu no Japão por insuficiência cardíaca, aos 46 anos de idade, quando o Isami tinha apenas 12 anos de idade.
Consta que teve uma irmã falecida no Japão de nome Massae.
Dois anos depois do falecimento da mãe, isto é em 02/06/1934, quando o Isami tinha apenas 13 anos de idade, em companhia do pai, viúvo, 46 anos de idade e seus irmãos, Sussumu, Fumiko, Gorou, Hissako e Diurou, vieram para o Brasil para dedicar-se as lides rurais na região de Bauru SP, no plantio de algodão.
Consorciou com a Sra. Toshie Takamori por volta de 1944, possivelmente em Tupã SP, onde residia a família Takamori (do comercio/secos e molhados) e Matsumoto (das lides rurais).
O casal teve sete filhos: Yuqui (1945), Tochiko (1947), Yuquio (1949), Toshinori (1951), Toshiyuki (1953) e as gêmeas Elena e Elenita (1956). O filho primogênito nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo SP, Tochico em Chavantes SP, Yukio e Toshinori em Ameliopolis SP e os demais em Paranavaí PR.
Já casado esteve na região de Monte Belo SP; em Santa Cruz do Rio Pardo SP; em Chavantes SP, atuando na agricultura, no plantio de algodão; em Ameliopolis SP, desta feita no comercio no ramo de secos e molhados, quando a sua esposa dedicou se a serviços de salão de beleza, instalado nos fundos do comercio; em Paranavaí PR, desta feita cultivando o café e logo em seguida atuando no comercio, no ramo de bar e lanchonete; em Goiore PR, no comercio e por ultimo em Umuarama PR, apoio ao filho primogênito, no ramo de ótica e relojoaria.
Viu nascer em Umuarama, vários de seus netos, apoiou seus filhos/noras no translado de netos para as escolas.
A sua esposa Toshie veio a falecer em 23/08/1997, aos 77 anos de idade, em Curitiba PR, onde esteve internada, em face falecimento múltiplo de órgãos em decorrência de câncer.
Isami Matsumoto faleceu em 31/07/2006, em Umuarama PR, aos 86 anos de idade, em decorrência de insuficiência respiratória e renal, motivado por acidente (atropelamento) ocorrido em abril/2002, quando teve fratura da bacia, desde então privado de movimentos individuais, necessitando de cadeira de rodas para o seu movimento, com dependência de terceiros.
Seu perfil era uma pessoa franca, direta, porem de boa índole, tinha muita bondade no coração.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil