Conte sua história › ELENA SIZUKA MATSUMOTO KIMURA › Minha história
Avo Paterno.
Consta que o meu avô paterno, Assakiti Matsumoto, veio ao Brasil já viúvo, de navio, aportou em 02/06/1934, tinha perto de 46 anos de idade, em companhia de seus filhos: Sussumu, Fumiko, Isami (meu pai), Gorou, Hissako e Diurou, viagem que durou mais de 40 dias. Consta que teve outra filha de nome Masako, falecida do Japão.
Fixou se inicialmente na região de Bauru (SP), posteriormente em Monte Belo (SP), dedicando-se nas lides rurais como a maioria dos imigrantes, na cultura de algodão e depois em Paranavaí (PR), agora na cultura de café e por ultimo em Araucária (PR), no cultivo de hortaliças.
A sua esposa chamava-se Tie Matsumoto (minha avó), falecida por problemas cardíacos no Japão, aos 46 anos de idade, quando o meu pai (Isami) tinha apenas 12 anos de idade.
Consta que o meu avo Assakichi consorciou com a Sra. Wari após a morte da sua primeira esposa Tie e que não teve filhos deste relacionamento.
Veio ao Brasil sem a companhia da segunda esposa e dedicou boa parte de sua vida na criação de seus filhos.
No Japão era pescador.
Consta ainda que o sobrenome do avô Assakiti era TOGAWA e que foi alterado para Matsumoto, em virtude de adoção juntamente com o seu irmão.
O avô Assakichi faleceu aos 87 anos de idade, seus restos mortais encontram-se no cemitério de Araucária (PR), juntos com os de seus filhos Diurou e Fumiko Saito (tia viúva).
Meus pais (historias individuais a parte).
A protagonista desta historia é a filha caçula de Isami Matsumoto e Toshie Takamori Matsumoto, gêmea da Elenita Sizue (Matsumoto) Chiapetti.
É consorciada com Mário Katsuhiko Kimura e possui dois filhos, o primogênito é advogado/comerciante enquanto que a filha caçula é médica no ramo de radiologia.
É sócia com o filho de uma empresa ¨CABANA DA TAPIOCA¨ em Curitiba PR.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil