Conte sua história › MARIO KATSUHIKO KIMURA › Minha história
Pessoas que influenciaram na sua vida pessoal e profissional
-Meus pais e irmãos-
-Mataki Kimura= meu avô materno, residi com ele em Londrina (1960/1963). Auto didata, pessoa de pouca palavra, largo conhecimento na fruticultura, chegava a orientar engenheiros agrônomos formados no Japão.
O meu avô nunca fez elogios diretos a mim, no entanto fazia a minha mãe, filha primogênita dele dizendo que eu era uma criança diferenciada.
-Eliza Kimura Murayama- minha irmã, fez o papei do nosso pai falecido, liderou os irmãos abaixo dela, batalhando pela sobrevivência familiar nos momentos mais críticos financeiramente. (1963/1980)
-Major Getulio Vargas Soares ( 1969) – Era o comandante da então 5{ Cia Fron de Guaira PR, onde servi o Exercito na condição de recruta soldado.
Me descobriu dentre 101 recrutas incorporados naquela ano, me orientou, me incentivou, colaborou com o recruta permitindo eu a estudar na caserna. Acreditava no meu potencial mais do que eu próprio acreditava.
Os estudos desenvolvidos na caserna foram suficientes para lograr êxito no concurso para ingresso no BB.
Devo a ele o ingresso e minha carreira no BB.
-João Graciano de Souza- Foi administrador do BB Umuarama, Sub gerente, foi o quarto administrador na função que passou pela agencia BB Umuarama no período que lá atuei (1971/1978). Antes dele: Edson Tazinaffo, Osvaldo Terçariol, Sylvio Marchione Machado.
Este me orientou a enfrentar o interior para ter ascensão profissional em menor tempo..
Com a orientação dele enfrentei São Feliz do Araguaia (MT) e depois Torixoreu (MT).
-Elena Sizuka Matsmoto Kimura- minha esposa/companheira. Me incentivou a enfrentar o interior. Disse que iria até para Tefé de Amazonas com vistas a minha ascensão profissional.
- Alessio Vaz Primo- Foi gerente geral da agencia Londrina PR, onde participei de curso de caixa-executivo e Coordenador.
Em seu discurso de boas vindas aos treinandos disse:
A vida da gente é igual a uma escada- degrau por degrau.
Necessidade de traçar a meta para atingir cada degrau. Planejar o tempo em que pretende atingir cada degrau e lutar.
Decorrido o tempo planejado ou antes você estaria ocupando o degrau planejado.
Incorporei os seus ensinamentos e planejei:
Com 7 anos de banco: quero ser supervisor (1978). Em 6 anos e meio eu era Supervisor;
Com 10 anos de banco quero ser Gerente Adjunto (1980). Em 8 anos e meio eu era Gerente Adjunto.
Com 15 anos de banco quer ser Gerente Geral (1982). Com menos de 12 anos do Banco fui nomeado Gerente Geral, ainda no estado do PR, conforme havia planejado.
Queria ser administrador da capital (1986)- Com 15 anos de banco estava na capital na condição de administrador (Gerente Adjunto);
Queria voltar a ser Gerente Geral da capital- (1991) assumia como Gerente geral instalador da agencia Seminário;
Queria permanecer na capital como administrador (corria o risco de ser mandado para interior). Permaneci como gerente geral de Ceasa (1995/1997); Viloa Militar (1997/200) e Agua Verde (2000/2001).
Aposentei em 05/01/2001 na agencia Agua Verde.
-Nilson Carlos dos Santos- Auditor do BB. Me orientou a concorrer como Gerente-adjunto para capital orientando que seria mais fácil chegar a capital na condição de administrador. Em 1986 só existia 6 agencias na capital: Centro Curitiba, Portão, Mercado, Bacacheri, Industrial e Vila Hauer. Cheguei a capital em 1986 como gerente adjunto da agencia Mercado, hoje Visconde. Tinha a época 35 anos de idade,
-Meus parentes e amigos
-Meus funcionários das agências em que passei.
-Eterna gratidão a todos.
Kimura fevereiro/2024
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil