Conte sua história › MARIO KATSUHIKO KIMURA › Minha história
TOMIKO KIMURA-*10/03/1923 + 31/03/2021
Nasceu no Japão, Kumamoto Zendouji em 10/03/1923, veio ao Brasil acompanhado de seus pais (Mataki e Tie Kimura), irmãs Shizuko, Kaoru e tio Tatsuo Kimura. Partiu do Japão em 04.06.1927 e aportou em Santos em 21/07/1927, tinha então pouco mais de 4 anos de idade.
A ultima sobrevivente da saga dos imigrantes da familia Kimura, verdadeiros guerreiros, com forças para enfrentamento das inúmeras dificuldades e graves doenças na época como a malária, tuberculose entre outras, lutaram, e deixaram valiosos ensinamentos.
A irmã Kaoru veio a falecer ainda bebe tão logo da chegada ao Brasil.
Teve mais dois irmãos nascidos no Brasil: Tomio Kimura e Yoshie (Kimura) Fujisawa.
Batalhadora, autodidata, lutou e venceu mesmo com suas limitações físicas.
Atuou por longo período como professora/orientadora da língua japonesa junto a escola AKAMA, hoje Centro Educacional PIONEIRO, notadamente para crianças iniciantes (youtien).
Pelos excelentes serviços prestados para a escola por longa data, recebeu uma merecida condecoração do Centro Educacional.
Mestre em ORIGAMI, tinha prazer em repassar o conhecimento essa Arte para crianças e adultos.
Mestre também em poesias, participou de concurso de Senryu em SP obtendo a excelente classificação de 2º lugar num dos concursos.
Tinha habilidade e conhecimento em culinária, notadamente em prato japonês, talento para cortar sashimi, elaborar sushi, sukiyaki dentre outros pratos.,
Foi admirada pelos seus sobrinhos e ex-alunos, chegando a receber homenagem póstuma na missa do sétimo dia realizada de forma virtual pelo templo HIGASHI HONGANDI SP, pelo seu ex-aluno Olavo Ito (Tomo tian) e pelo sobrinho Eduado Itar Kimura. Missa essa que foi proferida pelo reverendo Masato Uranishi em 11/04/2021, com a participação de parentes e amigos.
Tratou todos os sobrinhos com muito carinho, trazendo sempre lembrancinhas para todos em suas visitas anuais a Londrina, na casa de seus pais.
Deixou legados que tentaremos repassar aos nossos descendentes.
Residiu por longo período em São Paulo capital, a rua Vergueiro 2626, depois com o irmão Tomio Kimura, na rua Galvão Bueno, 223.
Preferiu residir sozinha, por um período, antes de se mudar para Apucarana PR, numa edícula de fundos da dona Wilma que a acolheu como se fosse ente da família.
No ultimo tempo estava residindo em Apucarana PR com a irmã Yoshie e sobre assistência também da sobrinha Alice Setsuko, por longo período.(36 anos)
Mesmo já aposentada, residindo em Apucarana, fazia visitas periódicas a São Paulo para visitar parentes e amigas do tempo da Akama-gakoo.
Em Apucarana dava aulas dominicais para crianças junto a igreja Budista, ensinando principalmente a arte do Origami. Também participava como orientadora da arte do Ikebana para as mulheres adultas.
Esteve debilitada e com problemas renais chegando a ser internada quando do seu falecimento, em Apucarana PR aos 98 anos de idade.
Que descanse em paz tia Tomiko. Missão muito bem cumprida nesta Terra.
Colaboração de: Ciro Taker Kimura, Eduardo Itar Kimura, Marcos Kendi Fujisawa, Mario Katsuhiko Kimura, Keiko Kimura Kuniwake.....
abril/2021
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil