Conte sua história › MARIO KATSUHIKO KIMURA › Minha história
TOYOTARO KAWAMOTO? HOUTAROU IZUMI?
Em pesquisa recente feita pelo Sr. Claudio Eimori que trabalha numa empresa no Japão na tentativa de se descobrir o nome correto de Toyotaro Kawamoto (meu avô paterno), uma vez que a busca realizada do seu nome e da Kisse Kawamoto (avó paterno), levantou-se que o Kosseki tohon está apenas em nome da Kisse Kawamoto e nada consta de Toyotaro Kawamoto nesse documento oficial.
Com toda a boa vontade do Sr. Claudio Eimori, tornou-se praticamente um trabalho impossível se não tivesse a intervenção da Silvia Natsuko Akutsu (trineta de Toyotaro e Kisse Kawamoto)/(bisneta de Tomoiti/Kaneko Kawamoto)/ (neta de Hiroshi Kawamoto), atualmente residindo em Hiroshima/Japão que conseguiu contato com os netos de Toyotaro/Kisse Kawamoto que residem em Hiroshima, filhos de Yuiti e Kiyomi que não migraram para o Brasil.
Com o contato de Sra. Tadako Kawamoto (neta de Toyotaro/Kisse Kawamoto)/ (filha de Yuiti Kawamoto) que continua a residir em Hiroshima é que o Sr. Claudio Eimori conseguiu obter os seguintes dados:
A Sra. Tadako Kawamoto confirmou ser neta de Kisse Kawamoto, filha de Yuiti Kawamoto/Wakako Nomura Kawamoto e alegou lembrar vagamente de alguns acontecimentos.
Segundo ela, o sobrenome da família era Kohmoto. Pela kanji 河, dá para se ler Kohmoto e também Kawamoto.
E o nome do avô, marido da Kisse, era Houtarou e não Toyotarou.
Eles não se casaram oficialmente por que ambos eram primogênitos e precisavam dar continuidade ao sobrenome da família.
Como ela não se recordava de muita coisa, ela apresentou o primo dela chamado Tomika Yamakado, filho da Kiyomi/Masao Kawamura e neto de Toyotaro/Kisse Kawamoto.
O Sr. Tomika Yamakado, por coincidência é casado sob regime de Yoshi, ele tambem, mudou para o sobrenome de sua esposa.
Ele confirmou toda informação prestada pela Sra. Tadako, que ela não tinha certeza.
O nome correto de Toyotaro é HOUTAROU e o seu sobrenome IZUMI. Houtarou Izumi e Kisse Kawamoto não se casaram oficialmente pelo motivo acima citado e a razão de nada constar no Kosseki tohon da Kisse Kawamoto.
Ele faleceu jovem, deixando 5 filhos pequenos, que eram o Tomoiti, Yuiti, Kiyomi, Kumaiti, Satomi e Ryouzou. O caçula Ryouzou faleceu com 6 meses de idade.
A causa da morte do Houtarou foi um acidente cortando árvores. Ele trabalhava cortando árvores nas montanhas e uma das árvores atingiu ele.
A vida se tornou bastante difícil e o sonho de ter uma vida melhor para toda a família fez com que o Tomoichi (primogenito), Kumaichi (quarto) e Satomi (quinto) fossem para o Brasil.
Agora, por que e quando o sobrenome mudou de Kohmoto para Kawamoto é uma incógnita.
O Sr. Yamakado prometeu entrar em contato com outros parentes para ver se alguém lembra de mais acontecimentos da época.
Semana que vem, o Sr. Claudio ficou de ligar para ele.
Levantamento feito pelo Sr.CLAUDIO EIMORI.
Kimura Katsuhiko (abril/2018)
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil