Conte sua história › Daniele Mabe › Minha história
Meu avô, o artista plástico Manabu Mabe, veio para o Brasil com 10 anos, em 1934, a bordo do navio La Plata Maru, com sua família. Minha avó Yoshino veio em outro navio no mesmo ano, com apenas 4 anos de idade. A partir de 1932, o Japão, que vivia um contexto de grande desemprego, começou a subsidiar as pessoas que desejavam emigrar para outros países.
A princípio, eles se instalaram no interior de São Paulo: meu avô em Birigui, trabalhando na lavoura de café e minha avó em Agudos, na plantação de algodão. Meu avô era o primogênito de uma família de 6 irmãos. Estava ansioso para se casar, pois isso permitiria que seus irmãos mais novos também pudessem casar. E assim, meu avô poderia dedicar-se à carreira de pintor. Seu casamento foi um “omiyai”, ou seja, arranjado – pratica muito comum entre os japoneses naquela época. Vale dizer, no entanto, que foi um matrimonio muito bem sucedido e durou 45 anos, até a morte de meu avô.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil