Conte sua história › Rosa Miyake › Minha história
O Mario Okuhara foi meu segundo namorado. Antes tive outro, que queria até se casar comigo, mas eu dizia que não, de maneira alguma, eu precisava cuidar da minha carreira, queria continuar cantando. Minhas amiguinhas namoravam bastante, mas eu nem sabia o que era isso. Na adolescência sempre estive muito focada na música, na disciplina da carreira. No fim das contas, acabei namorando o Mario e me casei com ele.
Ele dirigia o programa “Imagens do Japão” e eu ia às gravações para assistir, ajudar nos bastidores. Eu estava sempre por lá. Virei apresentadora por acaso e fiquei à frente do programa por 35 anos! (Saiba como Rosa virou apresentadora de TV no vídeo ao lado).
Foi um período maravilhoso! Íamos todos os anos para o Japão porque transmitíamos o festival de música mais famoso de lá, o “Kouhaku Utagassen”. Nós transmitíamos ao vivo via satélite. No começo era para o Rio, TV Record. Depois o programa mudou para a TV Gazeta, em São Paulo. Na época isso era uma inovação e tanto! As pessoas não entendiam como era possível passar um programa do Japão aqui no Brasil.
Depoimento à jornalista Renata Costa
Fotos: Carlos Villalba
Vídeos: Estilingue Filmes
A primeira vez ao cantar em público
Ouça a versão em japonês de "Namoradinha de um amigo meu", de Roberto Carlos
A cantora interpreta uma música japonesa: Iwaizabe
A apresentadora canta em português a música Urashimataro
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil