Conte sua história › Luciana Mishima › Minha história
Bem, acho que o fato de expor somente um lado levou algumas pessoas a pensarem que somente acho que existe um lado da história...
mas conheço bem o preconceito de orientais com outras raças, e existem japoneses (e não-japoneses) preconceituosos sim, e podemos dizer que é preconceito porque eles estão há muito tempo no Brasil para poderem alegar ignorância. Convivo com japoneses que mesmo nao vivendo fechados em círculos de amizade com outros japoneses, ainda pensam, falam e disseminam coisas preconceituosas.
Sempre ouvi da minha família que deveria me casar com japoneses, pois esta é uma raça superior,"pura", e não deveria se misturar com outras raças.
Como já disse, acredito que de certa forma há um medo da cultura e valores se perderem com a miscigenação,pois mesmo os filhos e netos são de certa forma a continuidade do legado de uma pessoa. Porém isso não justifica nenhuma forma de preconceito.
Sempre briguei contra estes valores, pois acredito que somente temos que ficar com quem gostamos, oras, não importando raça, credo, situação social. E que a miscigenação só tem a acrescentar.
Preconceito não significa necessariamente um valor negativo, significa um pré-julgamento, portanto é claro que envolve desconhecimento sobre o objeto, ignorância sobre algo.
Isso me lembra que sempre ouvi que japoneses são mais inteligentes, roubam vaga no vestibular e este tipo de coisa... Isto também é uma forma de preconceito, de generalizar sem conhecimento sobre o assunto...
Afinal, o que existe sim é cobrança dos pais, disciplina para os estudos, não genes diferenciados ou coisa do tipo... Muitos dos avós e pais japoneses não puderam estudar, devido ao trabalho na lavoura e terminaram por valorizar muito isto na vida de seus netos/filhos.
Devemos tomar cuidado com todo o tipo de preconceito, pois tanto os casos em que as pessoas supervalorizam quanto menosprezam determinadas pessoas devido à suas características podem resultar em problemas.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil