Conte sua história › Alex Douglas Takeuchi › Minha história
Em 05 de Setembro de 1928, Takeuchi Kiichiro-San e sua esposa a Sra. Hana Takeuchi desembarcavam no porto de Santos com toda sua família após longa viagem a bordo do navio a vapor Kamakura Maru. Saíram alguns meses antes do Japão, vindo da província de Fukuoka-Ken localizada ao sul do país e conhecida como a Terra dos Samurais. Entre os filhos do casal estava Kazutami Takeuchi (Kazumi, segundo filho do casal, o primeiro de entre os meninos), então com cinco anos de idade. Foram diretamente para o interior do estado onde travalhavam na lavoura de café e outros.
Kazumi casou-se e teve dois filhos; Hanaer e Kyoshi, nessa ordem. Mas sua primeira esposa veio a falecer depois de alguns anos. Kazumi já era avô quando conheceu a brasileira (afro-descendente) Ocelina Ana dos Santos e dessa união vieram-lhe mais dois filhos, Alex Douglas Takeuchi (em 1976), e Léo Takeuchi (em 1978). Kazumi veio a falecer em setembro de 1988.
Essa é uma fração muito pequena da história da minha família aqui no Brasil. São 87 anos de história que remete-nos aos tempos da chegada das primeiras caravanas de imigrantes japoneses ao Brasil, apenas duas décadas após a chegada do Kasato Maru em 1908. Eu faço parte de uma geração mais recente da família e talvez seja esse o motivo do meu interesse em resgatar um pouco dessas quase nove décadas de história da família. Hoje Tenho 39 anos e sou pai de quatro filhos: Lucas Felipe Takeuchi de 17 anos, Peterson Takeuchi de 9 anos, Murilo Takeuchi de 8 anos e Melissa Takeuchi de 7 anos (meu pai Kazumi não conheceu a nenhum deles), e pretendo deixar para eles o registro das origens de nossa grande Família Takeuchi.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil