Conte sua história › Italo Kumamoto › Minha história
Eu sou Ítalo Kumamoto, médico, cardiologista.
Nasci em Princesa Isabel, sertão da Paraíba.
Meu pai Eije Kumamoto chegou ao Brasil por volta de 1918-1920 e foi para o interior de São Paulo, com um irmão, que nós conhecemos como Yuguma.
Meu pai em 1923, chegou ao Recife e foi levado para Princesa pelo então Coronel José Pereira Lima, chefe político daquela cidade.
Em Princesa meu pai fez de tudo - comerciário sem falar português, gerente de usina elétrica, chegando a ser o homem de confiança do Coronel na revolução de 30, quando Princesa se declarou território livre, se separando da Paraiba, governada pelo então Presidente João Pessoa.
Cessada a revolução, papai se casou em 1937 com uma princesence, Marly Duarte. Três homens e uma mulher, 3 médicos e um advogado e professor.
Quando o Brasil declarou guerra a Alemanha-Japão meu pai foi chamado pela polícia e eles levaram todos os seus documentos e meu pai perdeu o contato com toda a sua família, tanto no Brasil, como no Japão.
Meu pai faleceu em 1992, dizendo que seu documento era "sua cara".
Hoje, nós moramos em João Pessoa.
Temos um Hospital e uma Clínica de Diagnóstico e temos contato com a Associação Cultural Brasil Japão da Paraíba.
Somos orgulhosos de nossas origens, a luta pela sobrevivência e em nenhum momento as dificuldades foram justificativas para não lutar, desistir!
Meu pai chegou aqui imaginando e preparado para encontrar o país da esperança, o país do futuro.
Nós com trabalho, determinação e humildade ajudamos a constuir este futuro verde amarelo!
Italo Kumamoto
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil