Conte sua história › Cristina Sano › Minha história
Acho maravilhosa a mistura das culturas brasileira e japonesa, pois podemos ver lados muito distintos, olhar a vida sob uma ótica ampla. A mistura cultural é sempre bem-vinda, é a oportunidade de conciliação e compreensão daquilo que nos parece diferente. Nascer no Brasil pra mim foi ótimo! Posso curtir só o lado positivo da cultura japonesa, mas não preciso conviver com nenhuma das arraigadas hierarquias existentes no Japão, nem morrer no primeiro emprego. As chances aqui são múltiplas e eu odiaria não poder falar alto e gargalhar onde desse vontade!!!
Houve uma época em que fui colunista social da revista Nosso Corredor (em referência ao corredor Liberdade – V. Mariana). Parece que os eventos envolvendo a comunidade japonesa são esporádicos, né? Mentira, havia eventos todos os dias, e eu participei como colunista de vários deles, desde eventos do Consulado até concursos de miss. Adorei!!! A surpresa foi ver como a comunidade japonesa no Brasil é ativa e articulada.
Claro que adoraria ir ao Japão, apenas a passeio, jamais para morar. Meu temperamento é brasileiro demais. Já pensou rodar o quimono em plena Harajuku, vestida normalmente e de cabelos pretos? Ia ser linchada (risos)!
Na verdade, adoro ser brasileira, com descendência japonesa, isso que sou! O Brasil é um país que acolheu a todos, aqui vivi minha vida e história. O Japão está em algum lugar do meu coração, mas meu coração está aqui!
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil