Conte sua história › Kanetaro Ogura › Minha história
Kanetaro Ogura (小椋 兼太郎) era parente direto da ex-imperatriz Nagako (do ex-imperador Hiroito) do Japão e tinha uma vida confortável em Nigorigawa, na província de Hokkaido, onde era proprietário de um haras. Sim, um haras! Criação de cavalos de raça! No entanto, veio para o Brasil com toda a família. Por ganância...? Para aumentar ainda mais a sua riqueza...? Não!! Veio para o Brasil porque queria “dar mais asas aos seus filhos... e por isso, veio para ficar. Não para fazer um pé-de-meia e retornar à Pátria”. Assim, contou-me minha tia Aiko, nascida no Brasil e que, hoje, mora em São José do Rio Preto, com a tia Kazuko, nascida no Japão, ambas, filhas de Kanetaro Ogura, portanto, meu avô, pelo lado materno.
Estive naquela cidade entrevistando-as, juntamente com outros dois tios (Tetsuo e Paulo) exatamente para compor a história dele. Mas, na conversa para esse fim, com os tios, outras revelações mais acabaram por se aflorar, expondo-o para mim, surpreendendo-me por sua grandeza e provocando em mim um imenso orgulho tardio pelo grande homem que foi e que correspondeu ao sangue azul que lhe corria nas veias. Em alguns momentos cheguei a me emocionar, porque em minha lembrança de infância ficara apenas a imagem daquele homem sofrido... uma injustiça por tudo que batalhou e conquistou. Ele honrou sua linhagem.
As minhas, tardias, mas, sinceras homenagens querido Ojiichan... bem como à Obaachan e titios da família Ogura. Do Kazushi (Silvio Sano)
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil