Conte sua história › Celso Kamura › Minha história
Quando fui ao Japão, lá não estava muito bom de moda. Por isso que ir para lá agora vai ser uma coisa, porque é o povo que mais se modernizou em matéria de beleza. Foram as japonesas que mais evoluíram. A coisa mais importante daquela viagem foi de mudar a minha cabeça em relação à minha origem e também aprender sobre atendimento, algo que eles prezam muito. Qualquer lugar que você vá, você é muito bem atendido. Isso me marcou bastante. Procuro fazer isso no meu dia-a-dia: dar atenção às clientes, não atrasar, coisas que penso que vêm do meu lado oriental.
Acho que, se você tem a cara de japonês hoje, inspira confiança. Cerca de 30% da minha clientela é oriental. É comum a oriental vir pela primeira vez para uma festa. Elas devem pensar: ‘O Celso é oriental, vai saber mexer no meu rosto. Ou no meu cabelo’. É tudo diferente: maquiar uma oriental, cortar o cabelo de uma oriental. ( Veja no vídeo ao lado dicas do Celso para cabelos e maquiagem em orientais).
Depoimento à jornalista Mariane Morisawa
Fotos: Carlos Villalba e arquivo pessoal de Celso Kamura
Vídeos e áudios: Estilingue Filmes
Celso conta que seus avós maternos esqueceram um filho no Japão
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil