Conte sua história › Celso Kamura › Minha história
Não sei muito da história dos meus avós. Acho que eles vieram na década de 40 para o Brasil. A história mais interessante é da família da minha mãe. Meus avós deixaram um filho no Japão e vieram com um pra cá. E nunca mais voltaram! Tiveram mais quatro filhos aqui. E o menino lá esquecido? Nunca mais tivemos contato, perdemos contato totalmente com a minha família de lá. Sei que da família da minha mãe já foram todos, tinha até imóveis, mas eles foram tomados pela prefeitura porque não havia herdeiros. ( Escute o áudio em que Celso fala sobre seus avós maternos).
É difícil retomar contato com a família do meu pai lá, até porque meu nome é errado. Kamura não existe. Na hora que chegaram, teve algum erro no registro. Tanto que, quando eu fui ao Japão, os japoneses ficaram impressionados com meu nome, porque não existe.
A família da minha mãe foi para o interior do Mato Grosso. Eles tinham uma tinturaria. E a família do meu pai foi para o interior do Paraná, mexia com cafezal.
Depoimento à jornalista Mariane Morisawa
Fotos: Carlos Villalba e arquivo pessoal de Celso Kamura
Vídeos e áudios: Estilingue Filmes
Celso conta que seus avós maternos esqueceram um filho no Japão
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil