Conte sua história › Clarice Villac › Minha história
Aqui no estado de São Paulo temos a oportunidade de conviver com a cultura japonesa trazida e recriada pelos imigrantes e seus descendentes.
As características que sempre me chamam a atenção estão no modo organizado, lúcido, conciso e delicado dessas pessoas agirem e se expressarem.
A arte do origami é maravilhosa, pelo efeito, assim como por todo o procedimento de confecção, que estimula qualidades como concentração, precisão, delicadeza.
Ler e criar haicais é um exercício de apreensão sutil e particular da realidade que nos circunda, a valorização e percepção da imensa riqueza e harmonia da natureza...
Admiro muito o respeito e cuidado com que os japoneses e seus descendentes tratam as pessoas de mais idade.
O budismo me encanta, a alegria, simplicidade, respeito aos seres sencientes.
E essa é a minha história, gosto de cultivar esse convívio com a cultura japonesa aqui conosco.
Na galeria de fotos estão algumas que tirei no 29º Festival das Estrelas - Tanabata Matsuri - que acontece todos os anos no bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo, são de 07.07.2007.
A lenda do Tanabata é bem diferente e bonita, o efeito dos enfeites pendurados é de leveza e alegria, a gente olha e olha.
Gostei de estar lá, assim solta, nem precisava pensar, era só observar. Liberdade oriental.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil