Conte sua história › Giuliano Amorim Correia Peccilli › Minha história
Uma vez, um grande amigo meu disse "O que mede a fama no japao é o numero no oricon, não o numero de membros em comunidade de orkut" e é a mais pura verdade.
Esse meu amigo é o blogueiro MiHiMaRCelo que falou uma verdade que considero absoluta.
Muitas pessoas mandam e-mails ou mensagens no orkut pra falar de sua banda favorita, mas tipo em sua maioria são grupos indies, que não tem informação, o site q se restringe para entrar em contato é o do próprio grupo, gerando uma dificuldade muito grande de agradar essas pessoas.
Outro problema é que será justo falar de um grupo não famoso, assim deixando o restante do publico daquela coluna boiando?
Uma das principais fontes de pesquisa e referencia, para publico que gosta de música japonesa é a Oricon, semelhante ao Ibope por aqui, eles publicam semanalmente dados de vendagens de singles, dvds, ingressos, filmes japoneses e internacionais, tudo detalhado com entrevistas dos cantores mais vendidos, sendo tudo isso de livre acesso a qualquer usuario que tem conhecimento ao idioma japones.
Então, a Oricon é a nossa referencia para formadores de opinião, principalmente para fãs da musica japonesa. É com a Oricon que descobrimos como anda o jpop, jrock e o enka. Descobrimos quais são os novos rostos da jmusic e consequencia disso, o desempenho deles, em doramas, animes e outras produções, como filmes estrangeiros que ganham trilha sonora personalizada no Japão.
Tenha certeza, quando sai uma abertura de Naruto, Bleach, até Kamen Rider, como o tema popular de Den-O, vai ser na Oricon que você vai medir a "real" popularidade da música no Japão. Por isso, se depender de entre numero de fãs daquele artista no orkut, com o número de vendas daquele artista na Oricon, vamos escolher a Oricon.
Esse post foi meio curto, mas espero que tenha conseguido falar um pouco da importancia da Oricon.
abraços
What a feeling
Ulfuls Banzai.
Utada Hikaru First Love
Rádio Fenix Concurso de Karaoke
Radio Fenix FAAP
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil