Conte sua história › CLAUDIO TANOUE › Minha história
O Brasil é um país surpreendente, dono de riquezas ambientais e minerais e é um grande produtor de alimentos.
Apesar disso, ainda existe muita gente passando fome em nosso país. A pobreza está presente em todos os Estados Brasileiros e o que assusta é ver que em São Paulo, a cidade mais rica do país, a desigualdade social é cada vez maior. Há uma quantidade inimaginável de gente desempregada, muita violência e moradias em condições desumanas.
Todo dia presencio e vivencio a rotina das pessoas nas favelas.
Trabalho em programas de urbanização de favelas da zona sul de São Paulo.
Confesso que já chorei algumas vezes. Algumas vezes de dor e outras de pura felicidade. Chorei ao ver crianças comendo alimentos estragados em um barraco de madeira localizado em cima de um córrego imundo e fedorento. Chorei ao ver pais e mães dessas crianças completamente alcoolizadas, chorei ao ver crianças e jovens fazendo uso de drogas. Chorei ao ver pessoas sadias e com totais condições de trabalho, dormirem durante o dia, por pura falta do que fazer. Perderam a esperança de um dia melhor?
Mas também chorei de alegria ao ver nossos projetos habitacionais mudando de vez a fisionomia e a vida das pessoas, devolvendo a elas a dignidade, qualidade de vida e lazer, para essa população que vivia entre insetos e ratos, entre uma ou outra inundação e em um lugar de muita violência.
É por isso que tenho orgulho de meu trabalho. Não somente eu, mas creio que também meus colegas de trabalho acreditam no que fazem.
Mas não é fácil. Requer coragem, técnica, disciplina, organização, mas principalmente, grande capacidade psicológica e moralidade acima do normal.
Recuso-me a dizer que esse país é maravilhoso. Poderá vir a ser algum dia. Mas esse dia ainda está muito longe.
Desculpem pelo meu desabafo.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil