Conte sua história › Claudio Sampei › Minha história
Nos anos 90 a JCI Japão (Japan Junior Chamber) foi a primeira organização japonesa a promover o Mottainai internacionalmente, através do Global Mottainai, Tema de Maior ênfase da Junior Chamber International de 1993 a 1999.
Para mim mottainai parecia ser somente uma palavra japonesa utilizada nos casos de disperdício, mas ela carrega em seu signficado muito mais do que simplesmente o disperdício.
Mottainai foi uma palavra introduzida com a chegada do budismo ao Japão que promovia a boa utilização de todos os recursos que a natureza oferecia, em especial os alimentos, que eram bastante escassos no Japão daquele período.
Mottainai é um conceito: evitar o disperdício por respeito à natureza e ao próximo. Não existe tradução exata para outra línguas.
Com este conceito a JCI Japão levou para todos os países membros da JCI a palavra, que até hoje, após quase 10 anos do final do projeto, ainda é lembrada pelos quatro cantos do mundo.
No Brasil, a JCI São Paulo, organização da qual faço parte, ainda promove o conceito, adaptando a uma visão empresarial, orientando os indivíduos a não disperdícem suas habilidades pessoais.
Em 2006 o Japan Program do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento selecionou um grupo de jovens brasileiros e formou o LABY - Latin-America - Asia Bridge for Youth. O Japan Program do BID desafiou estes jovens a criarem projetos que contribuíssem com a comunidade através de um intercâmbio entre o Extremo Oriente e o Brasil.
Com o objetivo de resgatar o lado ambiental do projeto Global Mottainai e de trazer para o Brasil ações ambientais promovidas pelo Japão utilizando o conceito, criei o projeto Mottainai, um projeto de conscientização ambiental para brasileiros, baseado no espírito Mottainai.
No mês de fevereiro estive no Japão e me reuni com o governo e diversos grupos que trabalham com sustentabilidade e ambientalismo para colher materiais e informações para desenvolver o projeto no Brasil. O projeto prevê palestras e o incentivo à população da adoção de idéias simples e criativas para a preservação de recursos no dia-a-dia.
Este projeto de conscientização tem como objetivo atingir principalmente jovens e crianças. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, através do Projeto Viva Japão irá indicar algumas escolas para receberem uma palestra sobre o Mottainai. O Projeto Mottainai também participará da Semana de Cultura Japonesa no mês de junho, no Anhembi, em Comemoração ao Centenário da Imgiração Japonesa no Brasil.
Reduza, Reutilize e Recicle.... com Respeito!
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil