Conte sua história › Gustavo de Barros Correia Kyotoku › Minha história
Em 2004, quando estava na metade da faculdade, foi fundada em João Pessoa a Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba (http://www.acbjpb.org/), como morava em Recife não tinha muitas oportunidades de ir as reuniões, mas cheguei a ir a algumas e meu pai me apresentou como um mestre em origami (mais coisa de pai orgulhoso do que a realidade, já que apenas faço dobraduras). Em 2005 foi realizada a primeira feira japonesa de João Pessoa, ficamos responsáveis pela parte de origami, juntamente com Maité Kulesza (outra grande entusiasta, mãe nikkei e pai polonês), que chamou conhecidos de um grande grupo de origami da Internet, Leandro, Roberto e Roberta. A feira foi um sucesso e fundamos um grupo de origami em João Pessoa (OrigamiJampa), nos reunimos bastante em 2005 e 2006 e estávamos com um grupo bem estruturado, mas em 2007, infelizmente, o grupo parou de se encontrar.
Atualmente não moro mais no Nordeste. No início de março 2007 fui para a cidade do Rio de Janeiro, como engenheiro processamento da Petrobrás, para o curso de formação e desde março deste ano estou em Macaé, no norte do estado do Rio de Janeiro. A gerência onde trabalho dá apoio a Plataforma P-18, onde embarco de vez em quando. Ela ficou mais conhecida recentemente pela queda helicóptero que ocorreu após a decolagem.
Pela distância não é mais possível me encontrar com o pessoal do origami de João Pessoa, mas espero, se for possível, incentivar esta atividade em Macaé, pois acredito que auxilia no desenvolvimento intelectual, e também divulgando concretamente a cultura japonesa. Nas comemorações do centenário, temos a responsabilidade pela organização da parte do origami na IV feira japonesa de João Pessoa e espero que o grupo OrigamiJampa volte a se reunir.
Também, estou tentando me organizar na minha nova cidade (me mudei recentemente) e pretendo estudar, além das coisas do trabalho, como fazer origami a partir de CP’s (do inglês Crease Pattern, que são as principais marcas deixada pela dobradura quando aberta), pois acredito que ajude bastante no projeto criativo de novos origamis. Na galeria de fotografias coloquei outras fotos e mais origamis. Espero que gostem e venham apreciar a IV feira japonesa de João Pessoa nos dias 6,7 e 8 de junho próximo.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil