Conte sua história › Issao Minami › Minha história
No Brasil, dirigiram-se para a região noroeste do estado de São Paulo, em uma localidade denominada Aliança. Estabeleceram-se como colonos, com a obrigação contratual de ali permanecerem de dois a cinco anos.
Nessa época, enfrentaram muitas dificuldades, pois o costume, a língua e a cultura eram outros. O relacionamento era muito difícil, a comunicação precária e o sonho, cada vez mais distante. Mesmo assim, trabalharam arduamente, de sol a sol, durante o período necessário.
Foram tempos muito difíceis, de muito racionamento, inclusive de comida, que era controlada para não faltar. As crianças – em fase de crescimento – tinham fome e o alimento não era suficiente.
As promessas de um país que brotava ouro não se cumpriram. Foi preciso construir o próprio sonho. Meu pai Tsuneo e seus irmãos fizeram dos campos de plantação de café espaços para prática de esportes, arremessando pedras ao invés de pesos.
Quando o contrato venceu, trabalharam bastante para adquirir o próprio lote de terra, onde suas primeiras casas nasceram de madeiras extraídas dos troncos e folhas de palmito.
O gosto da primeira terra suada só sabe quem é proprietário. Foi preciso limpar o terreno, promover a queimada e formar o café em terras próprias. Tsuneo e seus irmãos trabalham bastante, de sol a sol. Não foi fácil. Porém, nem a derrocada de duas geadas desanimaram os irmãos.
Foram lutas sucessivas para cada família dos cinco irmãos que começavam a organizar suas vidas.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil