Conte sua história › Ruy Ohtake › Minha história
Minha vida como arquiteto tem sido muito intensa. Gosto muito do Hotel Unique, do Instituto Tomie Ohtake, que meu irmão dirige e onde são realizadas exposições brasileiras ou internacionais e do prédio da embaixada brasileira em Tóquio (assista ao vídeo em que Ruy explica como fez o projeto desse prédio). O sonho que eu tenho é de ver um Brasil mais justo, com menos desigualdade social. Por isso, ao mesmo tempo em que eu faço o Unique, trabalho também na urbanização da favela de Heliópolis. Temos que trabalhar em co-responsabilidade com as pessoas da periferia.
Nesse projeto, cada morador escolheu a cor que queria pintar sua casa. Fiz um painel usando prioritariamente a cor escolhida, mas usei uma mescla dessas cores com o significado de solidariedade. Depois construímos a biblioteca comunitária dentro da favela, um projeto que já tem três anos e é administrado por estudantes da comunidade. Agora está em construção um pequeno centro cultural, com um cinema com capacidade para 80 lugares e ingresso a R$ 1.
Depoimento à jornalista Juliana Almeida
Fotos: Carlos Villalba e arquivo pessoal de Ruy Ohtake e Tomie Ohtake
Vídeos e áudios: Estilingue Filmes
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil