Conte sua história › Ruy Ohtake › Minha história
Minha primeira viagem ao Japão foi muito bacana. Eu era recém-formado em Arquitetura. Foi muito interessante ver a efervescência de Tóquio, a cidade mudou muito depois da guerra. A geração de japoneses que nasceu depois disso tem uma mentalidade completamente diferente dos japoneses tradicionais. Eles até se surpreendem com determinadas celebrações que temos no Brasil porque para cá vieram os japoneses nascidos antes da guerra, que mantiveram as tradições.
Kyoto, a terra da minha mãe, fica a duas horas de trem-bala de Tóquio. Na minha primeira viagem para lá, dois irmãos dela ainda eram vivos e me receberam muito bem. Tomie é a caçula de cinco irmãos. Eu já fui mais de 15 vezes ao Japão e, sempre que possível, passo um final de semana em Kyoto. Além de ter esses familiares, é uma cidade muito bonita. Às vezes, fico na casa deles, às vezes, em um hotelzinho tombado pelo patrimônio histórico. Meu primo Hoji já veio três vezes ao Brasil, uma delas com a filha, que ficou amiga da minha filha Elisa. (Ruy conta sobre suas viagens a Tóquio em vídeo).
Depoimento à jornalista Juliana Almeida
Fotos: Carlos Villalba e arquivo pessoal de Ruy Ohtake e Tomie Ohtake
Vídeos e áudios: Estilingue Filmes
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil