Conte sua história › Emerson Yanaguisawa › Minha história
Meu pai graduou-se em Educação Física na USP. Foi técnico de vôlei, basquete e karatê. Foi diretor do Balneário Princesa Isabel e Diretor do colégio Gualte da Silva.Juntamente, ministrava aulas de karatê no Ipê Clube, no CEEI e Tênis Clube, onde atualmente é a única atividade depois de aposentado. Minhã mãe sempre se dedicou à família.
Minha família sempre foi ligada à cultura japonesa. Meu pai como professor de karatê, sempre mateve a disciplina e dedicação oriental. Eu treinei com ele dos meus 18 anos até os 29 anos. Frequentei até meus 23 anos, um grupo de escoteiros onde 90% era oriental, onde meus pais e minha irmã também sempre ao meu lado, tiveram contato com a cultura e costumes.
Meus pais não utilizam o japonês dentro de casa. Minha avó materna se comunicava com minha mãe em japonês, mas eu e minha irmã sempre conversavamos em português com minha avó. Hoje vejo que perdemos uma grande oportunidade de ter praticado mais a língua. Fiz um curso de japonês, mas hoje em dia não utilizo.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil