Conte sua história › Emerson Yanaguisawa › Minha história
Meus avós maternos vieram para o Brasil no 2º navio, depois do famoso Kasato Maru. Um tio materno pulou na corda da âncora do navio, pois não havia mais lugares a bordo. Histórias assim que minha obachan (avó) contava, fazendo reviver um passado muito sofrido e regados de incertezas e dúvidas, quanto as promessas do novo mundo.
Após a perda do meu avô materno (eu tinha 5 anos), a minha avó veio morar conosco, na Vila Mariana, por onde ficou até seu descanso final. Muito esperta, trabalhadeira, esforçada, a vida dela junto ao meu avô teve perseguições políticas, vida dura no campo, fome, moradia em casa feita de palmito e bambu, escondendo documentos pessoais e fotos – que eram enterrados em locais demarcados – para mim, fazem dos dois, um ícone de exemplo de vida. Minha avó escrevia um tipo de poesia denominada ¨HAIKU¨, onde eu via sempre com orgulho o nome dela no jornal de cirulação japonesa ¨São Paulo Shimbum¨.
Desde criança tive contato com a lingual japonesa, pois minha avó cantava músicas e conversava em japonês, para minha irmã e eu. Mas o que era mais engraçado é que ela adorava feijoada e "aburá gohan", ou seja, arroz temperado. Não curtia missoshiro (sopa de soja)...hehehe..engraçado..
Quanto aos meus avós paternos, minha avó era mineira...é..mineira...adorava queijo minas...hehehe...e meu avô veio no BUENOS AIRES MARU, como funcionário do Ministério de Educação do Japão, que por fim ficou em definitivo no Brasil.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil