Conte sua história › Tsutomu Aoki › Minha história
Para dar início à editoria Professor também foi “bixo”, convidamos o prof. Dr. Tsutomu Aoki, diretor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia (DOGI) e presidente da Comissão de Ética da Irmandade, para contar os caminhos que o levaram à medicina e à vida acadêmica.
Nascido em Lins, interior de São Paulo, Dr. Aoki decidiu ser médico após ler o livro “A Cidadela”, de A. J. Cronin. “Eu me interessei por medicina ao ler esse livro que conta a vida de um médico que atende a comunidade, com forte cunho social”, conta.
Apaixonado pela Irmandade – local no qual vem dedicando grande parte de sua vida profissional – e a Faculdade – onde ministra aulas há 35 anos –, ele se vê como parte viva da construção da história da Santa Casa. Outra grande paixão em sua vida é o esporte. São-paulino roxo, o ex-aluno da 5ª turma de Medicina da Faculdade foi membro da equipe de beisebol pentacampeã do Intermed, além de ter sido chefe da Delegação Brasileira de Beisebol.
Quando indagado sobre os momentos marcantes em sua vida, Dr. Aoki destaca sua formatura e o título de Irmão Remido recebido pela Irmandade. “Em minha formatura conseguia apenas ver meus pais no auditório”, relembra. Emocionado, ele conta ainda que trabalhou à noite durante dez anos para pode pagar seus estudos e que, embora não tivesse ajuda financeira, sua família sempre o motivou com muito amor a não desistir de seus sonhos.
Medicina para mim é...
Comprometimento total. Esta é a palavra que norteia os trabalhos desenvolvidos pelo Dr. Aoki. Para ele, só atenderá bem no futuro o aluno que se dedicar integralmente a aprender e compreender o paciente sob uma visão holística. “Parto do princípio que todos nós temos sempre que fazer mais, independente de qual seja a função exercida”, deixa como conselho aos alunos.
O professor dedica tempo suficiente às suas consultas para dar um atendimento mais humanizado, fazendo com que o paciente compreenda em sua totalidade o diagnóstico, além de tratar cada um de forma única, especial.
Para nós, foi um imenso prazer Dr. Aoki disponibilizar um período agradável em sua agenda para a realização da entrevista, pois tivemos a oportunidade de conhecer melhor esse profissional exemplar e sua grande sensibilidade.
Fonte: Entrevista para o MURAL da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
-----
Para entrar em contato, acesse www.aoki.med.br.
Ou ligue: (11) 3256-9633 / (11) 3258-7836
E-mail: aoki@aoki.med.br
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil