Conte sua história › Carola Trimano › Minha história
A MANCHA ASIÁTICA UMA MARCA DA ETERNIDADE QUE SE FAZ PRESENTE SILENCIOSAMENTE ATRAVÉS DAS GERAÇÕES, DE ASIÁTICOS E INDÍGENAS,
FOI O PONTO EM COMUM ENCONTRADO POR TAKANORI(DESCENDENTE DE JAPONESES) E PÉREZ SOLA (DESCENDENTE DE INDÍGENAS) EM SUAS RELEXÕES DE ATELIER,QUE ACABOU DANDO ORÍGEM A ESTE TRABALHO DE PESQUISA E REFLEXÃO GRÁFICA QUE PODERÁ SER APRECIADO A PARTIR DE ABRIL EM SP.
VOU CONTAR AQUI ESSA HISTÓRIA DE AMIZADE, TRABALHO E CRIAÇÃO ARTÍSTICA ENTRE MINHA MÃE E O "LALE" QUE VENHO ACOMPANHANDO DESDE QUE TINHA 1 ANO DE IDADE:
SE CONHECERAM EM SP, ERA 1971, TAKANORI CURSAVA ARTES PLÁSTICAS E DESENHO INDUSTRIAL NA FAAP QUANDO PROCUROU O ATELIER DE IMPRESSÃO ARTÍSTICA QUE PÉREZ SOLA MANTINHA NOS JARDINS ONDE EDITA SUA PRIMEIRA TIRAGEM DE GRAVURAS.
PÉREZ SOLA HAVIA CHEGADO A POUCO DA ARGENTINA RECÉM FORMADA EM ARTES VISUAIS PELA UNIVERSIDAD DE BELLAS ARTES ERNESTO DE LA CARCOVA DE BUENOS AIRES, TRABALHAVA COMO ASSESSORA TÉCNICA DO NUGRASP- NÚCLEO DE GRAVADORES DE SP, ONDE FOI FUNDADORA DO CLUBE DE COLECIONADORES DE GRAVURAS DO MESMO.
A PARTIR DAÍ NASCE UMA GRANDE AMIZADE E PARCERIAS DE TRABALHO.
EM 1981 FUNDAM,JUNTAMENTE COM O ARTISTA ANTONELLO L'ABBATE, A GALERIA DE ARTE "GRAVURA ATUAL" NA BELA CINTRA-SP, ESPECIALIZADA EM ARTE SOBRE PAPEL;EM 1991 O ESPAÇO DE ARTE SOBRE PAPEL TAKANORI - PÉREZ SOLA, NA PADRE JOÃO MANOEL-SP; EM 2001 TRABALHAM JUNTOS NO ATELIER TAKANORI NA RUA UBATUBA-SP, ONDE DESENVOLVEM ESTE INSTIGANTE TRABALHO SOBRE A MANCHA MONGÓLICA. O PROJETO FOI FINALIZADO E NUNCA MOSTRADO: TAKANORI VIAJA AO JAPÃO A TRABALHO E PÉREZ SOLA APÓS UMA VIAGEM DE PESQUISA A VIENA, ADOECE DOS OLHOS E PERDE GRANDE PARTE DA VISÃO. EM 2007 SE REENCONTRAM EM SP E RETOMAM O PROJETO.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil