Conte sua história › Setsuo Kinoshita › Minha história
A minha vida musical em palcos iniciou aos 15 anos tocando rock.
Após alguns anos, consegui entrar como baixista para o grupo que animava o programa e shows do extinto programa de televisão Japan Pop Show. Tive que deixar o grupo em 1990 para me dedicar aos estudos no Japão, mas ao retornar ao Brasil, fui novamente admitido no mesmo grupo, o Muguen Club. Numa das apresentações do grupo, a percussionista fez uma entrada com o taiko e a bateria para depois entrar num enka (gênero musical japonês) e isso me despertou muito interesse pelo instrumento. Resolvemos juntar cinco pessoas e formamos o grupo de Taiko Godaiko em 1994. No começo, copiávamos os grupos japoneses e, mesmo sem muita técnica, começamos a fazer performances e ter muito retorno. Assim, decidi estudar mais no Japão.
Na verdade, meu objetivo principal, quando eu fui para o Japão, foi de estudar medicina oriental, que era a minha profissão naquele momento e, como hobby, estudar o taiko. Mas, durante a minha estada, as duas coisas se inverteram. Até exerci a profissão de massagista e me formei em algumas escolas em Osaka e Tokyo, mas, em 1997, eu fui admitido pelo grupo profissional japonês de Taiko Wadaiko Yamato, que participava desde 1995, para fazer parte da turnê pelo Brasil em 1997 e 1998. Esta turnê mudou o rumo de minha vida e, a partir de então, o meu dia-a-dia está sendo dedicado ao taiko.
Depoimento à Nádia Sayuri Kaku
Fotos e vídeos: arquivo pessoal de Setsuo Kinoshita
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil