Conte sua história › Maurício de Sousa › Minha história
A criação do primeiro personagem para os 100 Anos da Imigração Japonesa foi um desafio. Meus amigos da Associação do Centenário precisavam de um mascote e me chamaram. Recrutei a minha esposa Alice para me ajudar, dizendo que teríamos que fazer nascer um novo mestiço, um personagem que lembrasse o passado, que trouxesse para o presente e remetesse ao futuro.
Eu me apoiei na imagem dos amiguinhos de infância que tive em Mogi das Cruzes e fiz um menino com o cabelo cortadinho, coloquei um quimono e um par de chinelos japoneses “geta” [pronuncia-se “gueta”]. Aí a Alice disse que estava muito tradicional, que precisávamos fazer um menino mais moderno, um mestiço de hoje, com cabelo mais para cima. Nossos filhos, por exemplo, ficam 15 minutos por dia passando gel e ajeitando o cabelo. Então colocamos um par de tênis, que remete aos dias de hoje, um quimono, que pode lembrar o passado, e um piercing, que faz parte dos acessórios moderninhos que eles usam hoje. O formato do rosto do Tikara é o mesmo do rosto do meu filho Mauro, a boquinha com sorriso mais maroto lembra a do meu outro filho, o Maurício. O Tikara é nosso quarto filho. Esse nome quer dizer força, energia.
Depois que nós apresentamos o personagem para o presidente da República, autoridades e Associação do Centenário, vimos que ele precisava de uma companheira. Sentamos para desenhá-la. É uma personagem mais meiga, delicadinha. Colocamos uma boca pequenininha para deixá-la mais oriental. Nasceu a menina Keika, que tem o significado de bravura, honestidade, pureza e integridade. Ela se transformou na nossa quinta filha.
Agora vamos planejar o que fazer com o Tikara e com a Keika. Os desenhos vão ornamentar as correspondências do Itamarati, consulados e embaixadas do Brasil no mundo inteiro. Eles também deverão ser usados na correspondência oficial do governo japonês. Os personagens vão dar uma volta ao mundo para levar a mensagem do Centenário, da união entre os dois povos (veja o Tikara e a Keika em vídeo e na Galeria de Fotos).
Após sua entrada triunfal, Tikara e Keika passarão a fazer parte da Turma da Mônica, terão suas características próprias, falarão sobre o Japão, seus costumes e sobre as coisas boas que surgem quando dois povos se unem e se respeitam. Queremos mostrar para as crianças do Brasil e do mundo a importância desse respeito mútuo, da interação entre os povos, levar mensagens de ética, amizade e paz. E logo teremos também outra novidade: a Turma da Mônica em mangá, que será uma nova linguagem, um novo jeito de fazer quadrinhos.
Depoimento à jornalista Juliana Almeida
Fotos: Carlos Villalba, Mauricio de Sousa Produções e arquivo pessoal de Maurício de Sousa
www.monica.com.br
Vídeos e áudios: Estilingue Filmes
Ouça a música "Terra do sol nascente" feita pelo Maurício de Sousa Produções para as comemorações do Centenário
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil