Conte sua história › Fernanda Takai › Minha história
Eu conheci o meu marido, o John, em uma loja de instrumentos musicais em Belo Horizonte no início dos anos 90. Ele era dono da loja e tinha uma banda chamada Sexo Explícito. Eu fazia estágio lá perto e sempre dava uma passadinha na loja para comprar palhetas e revistas de música para pegar cifras (na época eu estudava violão). Eu sempre conversava com ele. Um dia mostrei algumas músicas que havia composto. Ele gostou e me chamou para fazer parte de uma outra banda que ele estava montando: o Pato Fu, em 1993. Só depois de um tempo é que a gente começou a namorar.
Nosso casamento aconteceu em 1995, só no civil, a pedido da família. Por mim, eu nem me casaria, mas minha família é tradicional e fez questão. E eles ficaram felizes com isso. A gente se casou e fez um almoço para os amigos, coisa bem pequena mesmo, simbólica. Eu não quis me casar na igreja. Eu não tinha a mínima convicção religiosa para isso.
Depois de oito anos de casamento, nasceu a minha filha Nina, em 2003. Eu adiei por muito tempo essa vontade que eu tinha de ser mãe, principalmente por causa da minha carreira.
Nos primeiros dez meses de vida da Nina, eu e o John ficamos em casa, cuidando da nossa filha. Não tinha babá. Mas minha mãe mora perto de casa, então podíamos sempre contar com ela em caso de dúvidas. Essa fase foi muito importante para nós. Foi um grande aprendizado cuidar de uma nova vida. Eu fazia tudo pra ela, todas as comidinhas, cuidava da roupinha dela. Felizmente ela é uma criança muito saudável.
Hoje a Nina tem quatro anos. Eu tenho muita vontade de repetir toda essa experiência: engravidar e parar de trabalhar um tempo para cuidar de um bebê.
Depoimento à jornalista Sílvia Amélia de Araújo
Fotos: Eugênio Sávio e arquivo pessoal de Fernanda Takai
Vídeos e áudios: Estilingue Filmes
As férias de infância na casa dos avós japoneses
30.000 Pés (Fernanda Takai/John Ulhoa). Disco: Daqui Pro Futuro. Selo: Rotomusic/Tratore
Mamã Papá (Fernanda Takai/John Ulhoa/Rubinho Troll). Disco: Daqui Pro Futuro. Selo: Rotomusic/Tratore
Vagalume (Fernanda Takai/John Ulhoa). Disco: Daqui Pro Futuro. Selo: Rotomusic/Tratore
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil